A A A

Com apenas 51 votos de diferença, 218 contra 167, a associação de estudantes do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal vai pertencer à lista P, presidida pela aluna Maria Carolina Amado e vice-presidida por Emanuel Samões e Bárbara Martins.

David, Daniel e Sónia Chen são três irmãos nascidos em Portugal, de ascendência chinesa, que enriquecem a comunidade multicultural do Agrupamento Abade de Baçal, que frequentam desde o quinto ano, e a cidade que os pais escolheram habitar a partir de 2000, depois de outras experiências em Vila Real, Porto ou MIranda do Douro.

A frequentar três áreas distintas do 11º ano, Humanidades, Ciências e Artes, têm também sonhos e projetos distintos, mas que não excluem possíveis parcerias. Regressar à China não faz parte dos seus planos imediatos, mas não eliminam a possibilidade de se realizarem profissionalmente nesse país.

Para conhecer melhor a sua experiência entre duas culturas, foram convidados para uma informal conversa.

A propósito do projeto “Parlamento dos Jovens”, a deputada Júlia Rodrigues participou numa sessão na escola que juntou os jovens que integram as listas do ensino básico e secundário deste projeto, que este ano propõe aos jovens mais novos que debatam o racismo, o preconceito e a discriminação e aos mais velhos as assimetrias entre o interior e o litoral. 

Aluno da Escola Secundária Abade de Baçal e membro do Clube de Jornalismo, João Tiago Jacob tem 30 anos e abandonou a terra natal para prosseguir estudos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no curso de Engenharia Informática. Com o 3º ciclo de Estudos do Ensino Superior, mantém-se como docente e investigador pós-doutorado nessa área. Recentemente, viu reconhecidas duas importantes qualidades, a de investigador, com a distinção dada ao seu doutoramento, e a de professor, com o reconhecimento dado pelos seus alunos.

A lista P, ou “Família P”, como gosta de ser tratada, venceu as eleições e tornou-se a Associação dos Estudantes da ESAB no ano 2015/2016. O Outra Presença quis conhecer melhor estes jovens que encabeçaram um projeto e o tornaram um sucesso eleitoral. À conversa com o OP estiveram o João Silva, presidente, a Mariana Pereira, vice-presidente, o João Trigo, e o Pedro Pacheco.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp