A A A

As palavras de José Saramago ecoaram na Biblioteca da escola sede do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, na noite de 17 de novembro.

Associando-se às comemorações do centenário do escritor, os alunos e docentes do 12º ano organizaram o encontro “Todas as Palavras”, convidando os restantes membros da comunidade educativa a participar no evento.

Orlando Rodrigues é licenciado em Engenharia Agronómica – Economia dos Recursos Naturais, pela Universidade Técnica de Lisboa e doutor em Engenharia Agronómica pela mesma Universidade. É docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, na área disciplinar de Economia Agrária e Sociologia Rural. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, de 2003 a 2007. E de 1999 a 2005 foi presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior Agrária do IPB. De julho de 2006 até 11 de julho de 2018, assumiu a vice-presidência do IPB, foi nesta data que se tornou Presidente do IPB. Atualmente, é Vice-Presidente do Parque de Ciência e Tecnologia “Brigantia-EcoPark”.

O Centro de Ciência Viva de Bragança foi fundado no dia 30 de junho de 2007, no local onde, durante a Primeira Guerra Mundial, esteve instalada uma central hidroelétrica. A coordená-lo está Ivone Fachada com quem o Outra Presença esteve à conversa sobre a coordenadora, o centro e a ciência.

A lista P, ou “Família P”, como gosta de ser tratada, venceu as eleições e tornou-se a Associação dos Estudantes da ESAB no ano 2015/2016. O Outra Presença quis conhecer melhor estes jovens que encabeçaram um projeto e o tornaram um sucesso eleitoral. À conversa com o OP estiveram o João Silva, presidente, a Mariana Pereira, vice-presidente, o João Trigo, e o Pedro Pacheco.

O Parque de Ciência e Tecnologia “Brigantia-EcoPark”, localizado na Avenida Cidade de Léon, em Bragança, foi lançado em março de 2012, com a perspetiva de, numa década, criar 480 postos de trabalho e atrair 110 empresas, com um investimento de 9,5 milhões de euros, tendo a inauguração ocorrido três anos depois. Este espaço é apontado como um caso exemplar, pois apesar de ser o mais periférico da rede PortusPark, ultrapassou as melhores expetativas que eram apontadas quando foi inaugurado.
Hernâni Dias é, desde 2013, Presidente da Câmara Municipal de Bragança. No âmbito das funções de autarca desempenha vários cargos em associações, fundações, empresas municipais e intermunicipais, e entidades de cooperação transfronteiriça e transnacional. Destaca-se, aqui, o papel de Presidente do “Brigantia-EcoPark”.

Com apenas 51 votos de diferença, 218 contra 167, a associação de estudantes do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal vai pertencer à lista P, presidida pela aluna Maria Carolina Amado e vice-presidida por Emanuel Samões e Bárbara Martins.

Em que consiste a propagação in vitro?
R.: Consiste em manter, num ambiente estéril e controlado, plantas, de maneira a otimizar a produção, quer seja de biomassa, quer de compostos secundários (usados em farmacologia, cosmética e biotecnologias).

Nas eleições mais renhidas de sempre, num contexto completamente diferente e adverso a qualquer campanha e mobilização dos estudantes, a lista FOX conseguiu os 7 votos de diferença que lhe deram a vitória e deram a Vitor Pinto o leme desta viagem. 

David, Daniel e Sónia Chen são três irmãos nascidos em Portugal, de ascendência chinesa, que enriquecem a comunidade multicultural do Agrupamento Abade de Baçal, que frequentam desde o quinto ano, e a cidade que os pais escolheram habitar a partir de 2000, depois de outras experiências em Vila Real, Porto ou MIranda do Douro.

A frequentar três áreas distintas do 11º ano, Humanidades, Ciências e Artes, têm também sonhos e projetos distintos, mas que não excluem possíveis parcerias. Regressar à China não faz parte dos seus planos imediatos, mas não eliminam a possibilidade de se realizarem profissionalmente nesse país.

Para conhecer melhor a sua experiência entre duas culturas, foram convidados para uma informal conversa.

No âmbito da sexta edição do festival Plast&Cine, a companhia de Teatro de Garagem mergulha novamente no universo transmontano numa viagem sobre os ciclos temáticos das obras da artista Graça Morais. Com o título “ Graça. Suite teatral em três movimentos”, o espetáculo surge como uma homenagem à vida e obra da pintora, debruçando-se sobre as suas notas e apontamentos.

A ideia surgiu devagar e com pouca solidez, mas rapidamente se foi tornando cada vez mais apelativa e consistente e a Andreia e a Telma puseram mãos ao trabalho e iniciaram o processo de candidatura a uma bolsa para estudar no Reino Unido. E foram bem sucedidas. Em setembro, em vez de iniciarem o último ano na Abade de Baçal, fizeram o “check-in” no aeroporto e rumaram até terras de sua majestade para frequentarem o ano zero, “foundation year” dos cursos de fisioterapia e engenharia aeroespacial. E gostaram da experiência.

Aluno da Escola Secundária Abade de Baçal e membro do Clube de Jornalismo, João Tiago Jacob tem 30 anos e abandonou a terra natal para prosseguir estudos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no curso de Engenharia Informática. Com o 3º ciclo de Estudos do Ensino Superior, mantém-se como docente e investigador pós-doutorado nessa área. Recentemente, viu reconhecidas duas importantes qualidades, a de investigador, com a distinção dada ao seu doutoramento, e a de professor, com o reconhecimento dado pelos seus alunos.

Joana Gonçalves é brigantina e foi aluna desta escola até optar pelo curso de Artes e mudar para a Emídio Garcia. Ainda assim, continuou a frequentar o Clube de Jornalismo e era visita assídua na biblioteca. Enveredou pela arquitetura e a sua Dissertação de Mestrado “Tradição em Continuidade: Levantamento das Quintas da Terra Fria Transmontana e Contributos para a Sustentabilidade”, foi distinguida com o Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional. O Outra Presença não podia, portanto, deixar de conversar com ela.

Faltaram 7 votos para a Lista O concretizar o sonho de liderar a Associação de Estudantes, sentindo pela segunda vez o desalento no final de um intenso dia de eleições. O OP quis conhecer dar a palavra a estes jovens para saber quem são, como reagiram e como interpretam o percurso que fizeram.

A propósito do projeto “Parlamento dos Jovens”, a deputada Júlia Rodrigues participou numa sessão na escola que juntou os jovens que integram as listas do ensino básico e secundário deste projeto, que este ano propõe aos jovens mais novos que debatam o racismo, o preconceito e a discriminação e aos mais velhos as assimetrias entre o interior e o litoral. 

No dia 8 de Novembro, Pedro Abrunhosa fez o público presente no Teatro Municipal de Bragança vibrar durante cerca de 3 mágicas horas. Incansável, depois de uma sessão de autógrafos, recebeu no seu camarim o grupo do Outra Presença.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp