A A A

O Departamento de Ciências Experimentais e o Clube de Ciência e Tecnologia, em articulação com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escola Abade de Baçal, comemoraram o “Dia Internacional da Ciência”. No dia 24 de novembro, no átrio da Biblioteca da Escola Abade de Baçal, na Biblioteca da Escola Augusto Moreno e no laboratório de Físico-Química da Escola Básica de Izeda, foram realizadas atividades experimentais que visaram a divulgação da ciência e a promoção da cultura científica.

No dia 27 de novembro de 2015, um cientista foi à nossa escola, Colégio Sagrado Coração de Jesus. Apareceu de surpresa, não estávamos a contar e passámos a tarde a fazer experiências.

No dia 26 de novembro de 2014, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, foi organizada, com a colaboração do Centro de Ciência Viva de Bragança, uma atividade para os alunos de 11º B, acompanhados pela professora Sónia Rodrigues, no Instituto Politécnico de Bragança, sobre a “Micropropagação de plantas”, conteúdo contemplado no programa da disciplina em contexto de sala de aula. A atividade, de carácter prático, foi coordenada pela Professora Maria João Sousa e envolveu ativamente os alunos. Do CCVB esteve presente, nas duas atividades, a Engenheira Clotilde Nogueira.

Palestra sobre Aquecimento Global

A palestra surgiu no seguimento da cimeira mundial do clima, realizada em Paris, na qual se reuniram os líderes mundiais para definir os objetivos e estratégias de diminuição da concentração dos gases de efeito de estufa na atmosfera.

José Seco, que é licenciado em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra e integrou a primeira campanha polar de Portugal em 2011-2012, compareceu dia 27 de março em mais um café de ciência, onde deu o testemunho da sua participação no projeto PENGUIN.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp