No dia um de março de 2019, a partir das dez horas e vinte minutos, realizaram-se no auditório da escola secundária Abade de Baçal duas sessões de apresentação do livro “Os homens nunca saberão nada disto”, levadas a efeito pela autora do mesmo, cujo nome artístico é Pat R. Com o objetivo da aquisição de novos conhecimentos estiveram presentes nesta palestra diversas turmas do ensino secundário e alguns dos seus professores.
No dia 26 de março, decorreu, na biblioteca da escola-sede do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, uma palestra dirigida pelo prestigiado escritor Francisco Moitas Flores durante a qual ficámos a conhecer melhor a sua obra e ouvimos vários relatos de experiências suas ao longo da vida, sempre com o intuito de nos facultar os melhores conselhos e ensinamentos.
No âmbito da disciplina de português e acompanhados pela docente Luísa Lopes, os alunos da turma do 10ºB da Escola Secundária Abade de Baçal e duas alunas do 10ºA, que integram o clube de jornalismo participaram, no dia 16 de março, numa das atividades que decorreram na semana da leitura organizadas pela equipa da biblioteca desta mesma escola, nomeadamente um encontro com o jornalista e chefe de redação e com o diretor do semanário regional “Mensageiro de Bragança”, o mais antigo da região, que nasceu a 1 de Janeiro de 1940, cumprindo a vontade do Bispo, D. Abílio Vaz das Neves e da comunidade religiosa que queria levar a palavra de Deus onde ela não chegava e, ao mesmo tempo, manter a região informada.
Numa tarde em que a temperatura era baixa em Bragança, o auditório da Escola Secundária Abade de Baçal aqueceu com o calor humano de todos aqueles que puderam ouvir o escritor João Tordo. Na plateia, alunos (alguns oriundos de uma turma da Escola Augusto Moreno) e alguns professores ansiavam pelas palavras do jovem escritor.
No dia 12 de maio de 2015, a Escola Secundária Abade de Baçal contou com a presença da escritora Cristina Torrão. Escritora de estilo linear e quase cinematográfico tem, no romance histórico, a sua escrita de eleição.
O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM) abriu portas à Literatura numa iniciativa que trouxe a Bragança, no dia 18 de fevereiro, Valter Hugo Mãe, para a apresentação do seu mais recente romance "Desumanizacao". Rodeado pelos quadros de Graça Morais, a pintora que admira e que confessou querer conhecer pessoalmente, mas que teima em “escapar-lhe” em todas as situações em que esse encontro parece prestes a acontecer, como aconteceu desta vez, em que, ao contrário do previsto, não pôde estar presente, o escritor ouviu falar dos seus livros, partilhou perspectivas e episódios da sua existência e defendeu as suas criações.
No dia trinta de abril de 2013, pelas catorze horas e trinta minutos, deslocou-se ao auditório da nossa escola a doutora Cidália Fernandes, professora de português e alemão em Penafiel.
Vinte e quatro de fevereiro foi o dia em que o emblemático escritor Tiago Patrício proporcionou a três turmas (7º, 10º e 12º anos) da Escola Secundária Abade de Baçal, com encontro na Biblioteca da mesma escola, patrocinado pela Biblioteca Municipal, um belíssimo convívio.
No dia 28 de novembro, tivemos a visita da escritora Leonor Lourenço a Bragança a convite do departamento de educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, que contou com o apoio da Câmara Municipal. A autora, com vasta experiência na escrita e na animação de atividades práticas dedicadas à infância, não se limitou apenas a escrever e ilustrar o livro, mas “acompanhou-o” ao jardim de infância da Estação onde, promoveu belíssimas animações envolvendo todos os participantes.
No âmbito da Semana da Leitura, que decorreu na Escola E.B.I/J.I de Izeda entre os dias 11 e 15 de Março, visitou a nossa escola o professor/escritor Albino Falcão com o qual tivemos o prazer de fazer abertura desta semana dedicada ao livro e à leitura.
No dia 20 de Janeiro de 2015, pelas 16:00h, recebemos na biblioteca da escola, a famosa pintora transmontana Graça Morais, que aqui se deslocou, no âmbito do projeto “PLAST&CINE”, que consiste numa homenagem que lhe é feita através de recreações das suas obras pela cidade de Bragança e que pretende envolver os alunos nessa atividade
No dia 23 de maio teve lugar, na Biblioteca da Escola Abade de Baçal, a apresentação do livro “As animadas tertúlias de um Homem Inquieto”, da autoria de Jorge Nuno. O evento, dirigido à Comunidade Educativa, foi organizado pela equipa da Biblioteca da Escola e contou com a presença de um razoável número de alunos e professores do mesmo estabelecimento de ensino. Marcaram ainda presença amigos e convidados do autor.
O Museu Abade de Baçal acolheu a exposição comemorativa dos 90 anos da revista “Seara Nova” cuja inauguração decorreu no dia 8 de Dezembro no Museu Abade de Baçal.