A A A

A primeira impressão foi boa. O ginásio da escola estava parcialmente transformado num templo. O piso coberto, a plateia com as cadeiras devidamente alinhadas, o lugar dos finalistas reservado, o grupo coral pronto e afinado, o altar improvisado. Tudo estava pronto para o grande momento.

A abertura oficial do ano letivo foi complementada com a já habitual cerimónia de entrega dos diplomas de conclusão do ensino secundário  e de mérito e de excelência relativos ao ano letivo de 2018/2010, que decorreu no dia 13 de setembro, a partir das 21 horas na escola-sede do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal.

Há 25 anos caía o muro de Berlim. Tempo para perceber melhor os contornos desta história. Uma primeira preocupação prende-se com a necessidade de tentar perceber como era o mundo, em termos políticos e estratégicos, quando foi construído o muro de Berlim. Este muro foi o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. O primeiro, liderado pelos Estados Unidos, tinha o capitalismo como sistema económico. Já o segundo, liderado pela antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), era adepto do socialismo.

No ano em que o “Outra Presença” celebra 25 anos de jornal escolar, personagens que marcaram a sociedade  também fazem anos, como é o caso de “Os Simpsons” que celebram igualmente 25 anos, “Charles Chaplin” e “Mafalda” que celebram 50 anos de existência.

No ano em que a companhia Teatro de Garagem, de Lisboa, sob direção de Carlos Pessoa e Maria João Vicente, faz 25 anos, o teatro municipal homenageou-a pela sua cooperação quer com o teatro quer com a comunidade de Bragança, no dia 3 de Abril de 2014.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp