A A A

No dia vinte de março, as turmas do 11º ano A e B realizaram uma visita de estudo à região de Miranda do Douro, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, acompanhadas pelas docentes Paula Minhoto, Sónia Rodrigues, Teresa Pereira e pela Diretora de Turma do 11º A, professora Esmeralda Gonçalves. Tratando-se de uma situação de aprendizagem fora do espaço escolar, a visita favoreceu a consolidação e aquisição de conhecimentos na medida em que promoveu a interligação entre teoria e prática, a escola e a realidade. Nesse sentido, o percurso foi dividido em quatro atividades, cada qual num lugar específico e de interesse não só didático, como também recreativo.

Foi no dia de São Valentim que a turma do 11ºA se deslocou ao Porto para uma viagem cultural de dois dias, acompanhada pelas professoras Ana Isabel Oliveira, Odete Fernandes e Lúcia Rodrigues. A viagem realizou-se no âmbito das disciplinas de Português e de Biologia/Geologia, bem como de Física-Química.

Visita de estudo ao Peso da Régua
No dia 4 de Abril de 2014, realizou-se uma visita de estudo ao Peso da Régua, com o intuito de visitar as caves do Douro e o Museu do Douro. Para além disso, os objectivos centralizaram-se em aplicar e verificar na prática os diversos conhecimentos adquiridos nas aulas; promover o gosto pelo conhecimento de actividades relacionadas com a língua e cultura inglesa; alargar a cultura de professores e alunos através da vivência de novas experiências; reconhecer a importância de processos metabólicos no fabrico do vinho; relacionar a produção de vinho na região do Douro com as características da mesma; perceber de que forma as cheias afectam a Régua e relacionar essas mesmas cheias com condições climáticas, geológicas, e, reconhecer que, estas podem ainda ser agravadas com uma intervenção antrópica desmesurada. A turma participante foi o 11º A e fomos acompanhados pelas docentes de Inglês e de Biologia e Geologia, respectivamente, Ana Maria Ramalho e Sónia Rodrigues.
Partimos de Bragança por volta das 8.40 h. Era notório um grande entusiasmo por parte de todos, porque estas visitas de estudo, além do aspecto pedagógico, que é fulcral para o nosso enriquecimento cultural, servem também para nos divertirmos e fortalecer e/ou estreitar laços entre alunos e professores.

Nos dias oito e nove de Maio de 2014, a turma do 7º A da Escola Abade de Baçal, partiu para uma grande aventura que se iria desenrolar numa cidade espanhola, conjuntamente com uma turma de alunos espanhóis, que tinha visitado a nossa cidade e a nossa escola uma semana antes. Partimos de Bragança cerca das 9:30h da manhã rumo a Espanha, mais concretamente à cidade de Salamanca.

O Yad Vashem é o órgão responsável pela memória dos mártires e heróis do Holocausto e foi fundado em 1953 por decreto da Knesset (parlamento) israelita. Desde a sua conceção, tem sido confiado ao Yad Vashem o papel de documentar a história do povo judeu durante o período do Holocausto, preservando a memória e a história de cada uma das seis milhões de vítimas e compartilhando o cenário do Holocausto com as gerações futuras através dos seus arquivos, biblioteca, escola, museus e através do reconhecimento dos Justos entre as Nações.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp