A A A

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, os alunos do 4ºano ao 11ºano participaram na segunda fase das competições Pmate, organizadas pela Universidade de Aveiro.

Estes alunos tiveram oportunidade, não só de desenvolver as suas capacidades no âmbito da disciplina de matemática, mas também de conhecer a Universidade e um pouco da cidade de Aveiro. Os alunos obtiveram, em determinadas provas, um lugar de destaque a nível nacional.

Uma memória feliz!

O programa “Isto é Matemática” é um conceito de divulgação científica sobre a disciplina, que tem como missão atrair o público jovem para a matemática e entreter a sua audiência. Este programa abrange a televisão, a Internet, a literatura e, também, espetáculos ao vivo.

De 30 de outubro a 3 de novembro, o Departamento de Línguas Estrangeiras dinamizou a atividade do PAA, Halloween - Exposição de casas assombradas “Spooky Town”, no 1.º e 2.º ciclos das escolas do Agrupamento.

Alunos da escola de Izeda participaram na apanha da azeitona e aprenderam as etapas para se extrair o azeite.

No início de dezembro, os alunos do 1º Ciclo, em articulação com o Pré-escolar e o 2º Ciclo, fizeram a apanha da azeitona nas oliveiras do recinto da escola. A tarefa foi realizada manualmente com ajuda de recursos humanos e materiais disponibilizados pela Junta de Freguesia.

Agrupamento participa em projeto piloto

As candidaturas ao Plano de Ação para a Leitura decorreram no final do ano letivo transato, tendo sido o Agrupamento um dos quinze selecionados, a nível nacional, para integrar este projeto piloto, a desenvolver entre 2023-2026.

O dia 3 de dezembro é assinalado no calendário como sendo “O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”.
É uma data comemorativa promovida internacionalmente pelas Nações Unidas, desde 1998, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas portadoras de deficiência física ou mental.

Albino Falcão, professor de português e francês na Escola Abade Baçal, encantou os alunos mais jovens do agrupamento com a sua visita, relacionada com o seu livro “A Grande Aventura do Ricardo Golfinho”.

No dia 6 de dezembro, um grupo de alunos, do 9.º ano e secundário, deslocou-se à escola Augusto Moreno para, conjuntamente com os alunos do 1.º ciclo, construírem o caminho do presépio. A proposta passou por atribuir a cada turma uma lista de palavras relacionadas com a Paz, cabendo a cada aluno escolher uma dessas palavras e escrevê-la numa pedra, a qual, colocada no presépio simbolizaria a construção de um caminho para a paz.

Recolha Solidária para a Associação Acreditar
Durante os meses de novembro e dezembro, a disciplina de EMRC, em estreita articulação com a Associação de Estudantes do Agrupamento, juntou-se à campanha de Natal solidária, promovida pelo Secretariado Diocesano da respetiva Disciplina, em prol da Associação Acreditar.

No âmbito da área disciplinar de História, a comunidade educativa teve o privilégio de poder visitar, na biblioteca da escola sede, “Fazer a História Acontecer”, alusiva aos conteúdos programáticos lecionados no terceiro ciclo.

A Declaração dos Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1959, com o objetivo de proteger e garantir o bem-estar e o desenvolvimento adequado e saudável de todas as crianças, porque só desta poderão adquirir os conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os seus direitos, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.

Na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano no dia 12 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Visão. É uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde desde 1998, que tem como objetivo chamar à atenção para os problemas associados à visão, tais como a cegueira e a baixa visão.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp