A A A

Faltaram 7 votos para a Lista O concretizar o sonho de liderar a Associação de Estudantes, sentindo pela segunda vez o desalento no final de um intenso dia de eleições. O OP quis conhecer dar a palavra a estes jovens para saber quem são, como reagiram e como interpretam o percurso que fizeram.

Alguns dos membros da vossa lista integravam o projeto para a Associação de Estudantes do ano letivo anterior que foi derrotado. Que motivos estão na base da vossa recandidatura?

Desde a nossa entrada na escola Abade de Baçal que ambicionávamos fazer parte da Associação de Estudantes.

As listas sempre fizeram parte da nossa vida estudantil e, como alunos do agrupamento há mais de 8 anos, pretendíamos, um dia, poder realizar tudo o que vivenciámos enquanto “caloiros” aos novos e passar este espírito para os futuros alunos, para que os dias memoráveis da campanha, as atividades divertidas do ano letivo e as mudanças realizadas por esse grupo de alunos continuasse a fazer parte da vida escolar dos alunos do agrupamento.

Assim, após a derrota do ano letivo passado, considerámos pertinente lutar pelo objetivo não alcançado novamente para que pudéssemos realizar esse sonho. Mesmas ambições, temática diferente e com uma pandemia que nos forçava a ser mais criativos e responsáveis.

Como justificam a pequeníssima desvantagem que tiveram em relação à lista adversária?

Consideramos que não houve desvantagens relativamente à lista Fox. Durante toda a campanha eleitoral demonstrámos união, originalidade e vontade de trabalhar, mas sabemos também que, apesar de todo o trabalho demonstrado, nem sempre o mesmo é recompensado. Sentimo-nos satisfeitos com todo o trabalho realizado e acabamos esta fase da nossa vida com orgulho do percurso feito e agradecidos ao agrupamento que nos acolheu e que foi a nossa segunda casa.

Por que razão deveriam ter vencido? Que diferenças traria a vossa lista à dinâmica escolar?

Deveríamos ter vencido, pois o grupo representante da nossa lista, a Lista O, sempre interveio, através de alguns dos membros, nas listas anteriores e em algumas associações de estudantes durante todos os anos escolares e sempre ambicionámos um papel mais ativo nas mesmas. Pretendíamos realizar tudo o que tinha sido antes prometido por várias listas ao longo dos anos, implementar mais campanhas de sensibilização, dinamizar palestras com o intuito de ajudar os alunos a decidirem quais os ramos profissionais a seguir, assinalar todas as atividades festivas, sabendo que nos conseguiríamos adaptar à realidade vivida na atualidade.

Não eram apenas meras promessas, pois sermos representantes da Associação de Estudantes era algo muito desejado pelos alunos mais ativos da Lista O.

Mudariam alguma coisa no percurso que fizeram?

Tal como já referimos, sentimo-nos orgulhosos e realizados com todo o nosso percurso, tanto na Lista O, como na lista do ano letivo passado, Lista H. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, e, por esse motivo, não mudaríamos nada no grande percurso que realizamos. A escolha foi feita e, para nós, acima de tudo está a comunidade escolar em si. Por isso, esperamos que a Associação de Estudantes nos represente a todos e que realize tudo o que é necessário para melhorar o ambiente escolar.

O que sentiram quando souberam o resultado?

Quando recebemos a informação de que o nosso sonho ficou perdido por causa de uma diferença de 7 votos foi muito angustiante, principalmente, por saber que este será o nosso último ano como alunos na escola Abade de Baçal e não conseguimos atingir a realização total que se completaria com a vitória das eleições da Associação de estudantes. Foi algo que nos entristeceu, pois considerávamos que tínhamos conseguido passar a nossa mensagem à maioria dos votantes.

Como caracterizam o universo de votantes da escola?

Com uma urna diferente para os alunos do 12º ano fomos informados, no fim das eleições, de que a maioria dos votos desse ano foram a favor da lista O, o que ajuda a provar o nosso ponto de vista. Recordamos que já fomos alunos do ensino básico e que, nessa altura, votávamos na Lista que trouxesse melhores artistas, que tivesse mais brindes, ou que simplesmente fosse mais simpática para nós. Por isso, consideramos que os votos feitos pelos mais novos são de certa forma mais inconscientes. Podemos comprovar isso porque, durante  o dia de campanha, muitos alunos do secundário nos abordaram para nos questionar acerca das propostas feitas por nós, enquanto que os mais novos nos abordavam para receber brindes ou apenas para diversão.

Gostariam de deixar uma mensagem à lista vencedora?

A mensagem que queremos deixar à lista vencedora é: “Esperamos que realizem um bom trabalho, que possamos acabar este nosso percurso de uma maneira agradável e que tudo o que tenha sido por vós prometido seja realizado.”

Finalmente, queremos agradecer a oportunidade de podermos falar um pouco mais acerca deste nosso projeto e de dizer a toda a comunidade estudantil que esperemos que este espírito nunca evapore, que os futuros alunos deste agrupamento possam vivenciar o que nós vivenciamos e que ficará sempre na nossa memória.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp