A A A

O Departamento de Ciências Experimentais e o Clube de Ciência e Tecnologia, em articulação com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escola Abade de Baçal, comemoraram o “Dia Internacional da Ciência”. No dia 24 de novembro, no átrio da Biblioteca da Escola Abade de Baçal, na Biblioteca da Escola Augusto Moreno e no laboratório de Físico-Química da Escola Básica de Izeda, foram realizadas atividades experimentais que visaram a divulgação da ciência e a promoção da cultura científica.

Os alunos e os professores foram convidados a realizar atividades experimentais contextualizadas na obra de António Gedeão. Foi muito gratificante observar, o entusiasmo, o envolvimento e a curiosidade científica manifestada pelos alunos durante o desenvolvimento das seguintes atividades
Podemos afirmar que, a articulação entre cultura e ciência é um contexto privilegiado para a construção do pensamento científico
As imagens das atividades desenvolvidas podem ser visitadas nos blogues das Bibliotecas Escolares disponíveis no Portal do Agrupamento.

Atividades desenvolvidas:
Mensagem secreta (Com um pincel embebido num líquido incolor conseguimos decifrar uma mensagem invisível.); Seco… sequinho!...(Há polímeros superabsorventes com enorme capacidade de absorção de água.); E se o Abade de Baçal recuperasse o cabelo da juventude? (Através de efeitos magnéticos restituímos o cabelo ao Abade de Baçal!..); Que grande desafio!...(A água não sai do saco de plástico mesmo depois de furado com vários lápis. É inacreditável!....; Ovos estrelados sem frigideira e sem calor (Ovos estrelados a frio!... Será possível?.); Pilhas ecológicas (Vamos construir pilhas utilizando batatas, marmelos, castanhas, limões, tomates, etc.) ; Efeitos de ótica ou ilusão? (Por mais que se tente, continuamos a ver a imagem virtual.); Moedas limpas e brilhantes (Encontramos moedas….. mas, estão muito oxidadas. Por ação de um líquido “mágico” vão ficar limpas e brilhantes.); Garfos equilibrados em palitos (Ninguém consegue equilibrar garfos?
Basta um palito e os garfos equilibram-se das mais diversas maneiras.); Ovos a passarem por gargalos de garrafas muito estritos. (Não conseguimos passar ovos pelo gargalo de uma garrafa?
Pois com um pequeno fogo dentro da garrafa, tudo é possível.); Um metal alcalino e água dá explosão? (Adicionando potássio à água e cobrindo com um copo: BUUUMMM); Azul claro ou azul-escuro? Gelatina ou pedra? (Ao adicionar amoníaco a uma solução de sulfato de cobre forma-se uma “gelatina” azul claro depois, uns cristais azuis escuros.); Copos iguais, diferentes sons. (Encher copos iguais com diferentes quantidades de água e arranjamos uma banda.); O milagre do prisma ótico. (Fazer passar por um prisma, um raio de luz branca e o milagre das radiações coloridas torna-se visível); O milagre do prisma ótico (Fazer passar por um prisma, um raio de luz branca e o milagre das radiações coloridas torna-se visível); Mil-folhas colorido!...(Usar solventes com densidades diferentes, uns polares e outros apolares. Misturar corantes a cada solvente. Verificar que as diferentes substâncias não se misturam!); Identificação dos nutrientes no leite, pão e óleo vegetal (Para identificar os nutrientes utilizaram-se indicadores específicos.)

Para o nosso Agrupamento, o dia 24 de novembro foi interessante e divertido porque partilhámos, com os outros alunos do Agrupamento, as atividades que desenvolvemos no Clube de Ciência e Tecnologia.
No período da manhã, na Escola Abade de Baçal, disponibilizamos atividades experimentais no átrio da Biblioteca. Foram muitos os colegas que tiveram curiosidade em experimentar.
No período da tarde, na Biblioteca da Escola Augusto Moreno, dinamizamos várias atividades para os alunos do 1º e 2º ciclos, tais como: tinta invisível, ilusões de ótica, mudança de cor da água, saco mágico, limpa moedas, pilhas “verdes”, ovo estrelado em álcool etílico, pó superabsorvente, etc..
Produzimos energia elétrica a partir de pilhas construídas com castanhas, marmelos, batatas, tomates e limões. Até Alessandro Volta, inventor da primeira pilha elétrica, ficaria surpreendido!..

Alunos do Clube de Ciência:Tatiana Vaz; Tânia Fernandes; João Lisboa; Daniel Chen; Sónia Chen; Marta Cunha; Diogo Soares; Alexandra Afonso; João Figueiredo; Ana Cassilda Ferreira; Daniela Fernandes

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp