O dia 27 de abril, a EP Bragança abriu as suas portas ao Clube de Programação e Robótica “RoboTic” para a realização de uma atividade com as STEAM, programação e robótica.
A introdução de atividades de programação e robótica em estabelecimentos prisionais podem ser iniciativas valiosas para promover habilidades educacionais, criatividade e a ressocialização dos nossos alunos. Embora a implementação desse tipo de atividade possa apresentar desafios adicionais em um ambiente prisional, os benefícios potenciais são significativos. Ao envolver estes alunos em atividades de programação e robótica, eles têm a oportunidade de adquirir habilidades técnicas relevantes, como programação, resolução de problemas e trabalho em equipe.
A programação e a robótica podem ser formas criativas e envolventes de expressão, permitindo que estes alunos, canalizem as suas energias e desenvolvam habilidades de pensamento crítico. Ao trabalharem em projetos práticos, como a construção e programação de robôs, eles podem experimentar um senso de realização e desenvolver uma mentalidade de aprendizagem ao enfrentar desafios e buscar soluções.
Pretendeu-se desta forma, oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, além de se promover a reinserção social e a ressocialização dos nossos alunos, neste estabelecimento.
A programação e a robótica podem ser ensinadas de forma acessível, permitindo que estes alunos adquiram habilidades técnicas e conhecimentos relacionados às áreas da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM).
Estas habilidades podem ser úteis para futuras oportunidades de emprego, tanto dentro como fora do ambiente prisional.
Ao fornecer oportunidades de aprendizagem e estimular o interesse em campos tecnológicos, essas actividades, podem ter um impacto positivo na vida destes nossos alunos.