Anaísa Moreira, do 11ºA, ficou entre os 13 melhores classificados na prova nacional das Olimpíadas de Química, sendo, por isso, convidada para as sessões de preparação para as competições internacionais.
As Olímpiadas da Química+ dirigem-se a alunos do 10° e 11.º anos. Com este concurso a Sociedade Portuguesa de Química tem como objetivo fomentar o gosto por esta ciência e apurar os alunos que representerão Portugal em competições internacionais. Cada escola pode levar à fase semifinal uma equipa constituída por três elementos. Anaísa foi acompanhada pelos colegas João Eduardo Feliciano e João Miguel Pires, da mesma turma.
Depois desta etapa, a equipa mais bem classificada participa na final nacional, na qual os alunos têm de concorrer individualmente. A mesma engloba uma componente prática e outra teórica. Anaísa Moreira obterve uma honrosa classificação que lhe permite participar nas sessões de preparação para a sessão internacional.
OP- Por que motivo decidiste participar nas Olimpíadas da Química?
Anaísa Moreira - A proposta partiu do professor Manuel Diogo Cordeiro no ano passado. Juntamente com os meus dois colegas, achei que seria uma experiência nova e enriquecedora. Tal verificou-se e por isso decidimos voltar a participar no 11.º
Que balanço fazes desta experiência, até agora?
A experiência tem sido bastante positiva, permite-nos abordar Química de uma maneira ligeiramente diferente daquilo que fazemos na escola. Sinto que tenho aprendido bastante e espero continuar a fazê-lo.
Qual foi para ti o momento mais desafiante?
Na semifinal a prova realizava-se em equipas, ao contrário da final em que cada um concorre individualmente. O facto de ter de me separar dos colegas foi o mais difícil, visto já termos uma boa dinâmica de trabalho.
O que significa para ti esta classificação?
Sinto que ela reflete o trabalho que tenho realizado tanto na escola acompanhada pelo meu professor como fora dela. Provou-me que a dedicação compensa e motivou-me a continuar.
Qual a relação que esta área tem com os teus projetos académicos e profissionais?
Gostava de ser estudante de Medicina no futuro e como tal Química é uma das disciplinas relacionadas com esta área.