A A A

Estava uma manhã nebulosa, eram seis horas da manhã, quando chegámos ao local de partida, que era a nossa querida escola Abade De Baçal. Mal sabíamos nós que esta viagem viria a ser uma das maiores das nossas vidas, pois decorreu durante doze horas de viagem, acrescentando paragens.

De vinte a vinte e cinco de novembro, ao abrigo de programa Erasmus+, passámos uma semana em Barcelona, Casteldefells. Fomos acolhidos pelo Instituto Josep Lluis Sert. Aí, encontrámo-nos com estudantes e professores franceses, eslovacos e espanhóis, que, connosco, participaram no mesmo projeto “Prevenção de Incêndios e Alterações Climáticas”.

Um grupo de estudantes do Agrupamento de Escolas Abade Baçal participou numa atividade promovida pela instituição.

No dia 19 de janeiro de 2020, cerca de 21 jovens vindos da Alemanha, Itália, Holanda e Turquia, no âmbito do projeto Erasmus “Art for inclusion sake’s”, chegaram à nossa cidade, Bragança, Portugal, onde ficaram essa semana até ao dia 25 do mesmo mês.

A participação num Curso Erasmus + permitiu a duas professoras do Agrupamento conhecerem “in loco” o sistema de ensino finlandês, considerado um dos melhores do mundo, numa deslocação a Helsínquia-Finlândia, que decorreu de 16 a 22 de abril do corrente ano letivo.

Rui Gonçalves, adjunto da Direção do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, foi convidado a dar uma entrevista sobre o projeto Erasmus+, uma das mais valias desta instituição de ensino.

Entramos na última fase de seleção do logótipo. Depois de selecionados os 9 melhores projetos entre as duas dezenas que foram submetidas a concurso, é tempo de escolher o que representará o projeto. Vote aqui.  

Tenerife, conquistada pelos castelhanos aos povos berberes que lá habitavam, em 1494, tornou-se na maior ilha das Canárias a ser ocupada.
Dia 6 de novembro de 2022, aventurei-me a ir de viagem a essa ilha, juntamente com o projeto europeu ERASMUS +.

Decorreu este ano letivo uma mobilidade Erasmus+ entre o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal de Bragança e o Instituto de Educación Secundaria Punta del Verde de Sevilha, com a estadia dos portugueses em Sevilha e vinda dos alunos espanhóis a Bragança, entre os quais, 10 alunos de 8º e 9º ano da Escola Abade de Baçal que receberam e foram acolhidos nas suas famílias. Na mobilidade em Bragança recebemos 24 alunos de Sevilha alguns deles com dificuldades económicas e alunos com necessidades especiais que puderam aproveitar esta experiência.

Está aberto o concurso para a seleção do logótipo que identificará o projeto "A tour around Europe", integrado do programa Erasmus+ e que terá a duração de dois anos. O logótipo deve ser enviado para o mail do projeto (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) até dia 15 de fevereiro. Os participantes do projeto de cada escola escolherão depois os cinco melhores logótipos e depois a votação será aberta à comunidade para a seleção do logo que representará o projeto. Participem.

No dia vinte e nove de janeiro, um grupo de alunos, do oitavo ao décimo segundo anos, participou numa viagem Erasmus+, com destino a Barcelona, tendo a duração de uma semana.

Entre os dias 28 de maio e 5 de junho, o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal recebeu 20 alunos e 3 docentes polacos, de uma escola de Bydgosczc,no âmbito do projeto “A Tour Around Europe”, concretizando, assim, a primeira mobilidade constante do mesmo e proporcionando a todos os envolvidos de ambos os países importantes momentos de partilha e construção de conhecimento através de visitas e atividades de enriquecimento global.

Depois da elaboração de testes de inglês, cartas de motivação e currículos no site Europass, foram selecionados os vinte alunos que integrarão o projeto "A tour around Europe", que tem como parceiros Polónia e Portugal, cabendo a coordenação à escola polaca. Com uma duração de dois anos, as atividades do primeiro culminarão com a mobilidade à Polónia agendada para o final do ano letivo.

O dia 29 de janeiro ficará para sempre carimbado no passaporte das nossas memórias! Vinte e cinco jovens da nossa Escola, mais quatro professores partiram, através do projeto ERASMUS+, rumo a Barcelona.

Entre os dias 11 e 19 de junho decorreu a ansiada mobilidade à Polónia, integrada no projeto Erasmus+ “A tour around Europe”, durante a qual os participantes mergulharam na história, geografia e cultura do país, a partir da visita aos centros históricos das cidades de Cracóvia, Varsóvia, Bydgosczc e Tórum, ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, e das múltiplas atividades de integração, exploração e aprendizagem realizadas, ao longo de 9 dias.  

No âmbito do Projeto Erasmus+, Restore4U, que teve início no transato ano letivo, decorreu a terceira e penúltima mobilidade – a primeira teve lugar em Bragança e a segunda em Ioannina, na Grécia – a Fuenlabrada, Espanha. Assim, doze alunos do terceiro ciclo de várias turmas acompanhados por quatro professoras, Ana Isabel Oliveira, Carla Gonçalves, Maria da Luz e Teresa Nunes, rumaram, em autocarro, a Madrid, no domingo, 20 de outubro. Tal como nas mobilidades anteriores, os alunos ficaram hospedados em casa de famílias espanholas.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp