O dia 29 de janeiro ficará para sempre carimbado no passaporte das nossas memórias! Vinte e cinco jovens da nossa Escola, mais quatro professores partiram, através do projeto ERASMUS+, rumo a Barcelona.
Na bagagem, levávamos curiosidade e alguma apreensão, pois cada um de nós seria recebido por uma família. Dos anfitriões, apenas tínhamos um conhecimento virtual, por isso, procurámo-los na nossa casa global: as redes sociais.
Chegados a Begas, onde nos separámos dos nossos companheiros de viagem, lá fomos cada um para a sua família, aprender a comunicar em “portunhol” ou “inglenhol” ou, simplesmente, numa linguagem que todos entendemos: a dos afetos. No primeiro dia, em Begas, fomos para Escola, na qual fizemos um tour, ficando bastante admirados com os diversos espaços que ela tinha: piscina, igreja, horta, entre outras… Mesmo assim, não deixámos de preferir a nossa escolinha pública - Abade Baçal.
No dia seguinte, voltámos ao colégio e foi realizada a atividade “Lets know each others”, que consistiu numa dinâmica de grupo para os espanhóis e os portugueses se conhecerem e se integrarem melhor.
Quarta-feira foi o dia mais entusiasmante, visto que se visitou a magnífica cidade de Barcelona. Parecendo saídas dos manuais de história ou das imagens do Google, ali estavam bem reais e majestosas: a Catedral de Santa Cruz, Santa María del Mar, Casa Battló, Plaça de Catalunya, La Rambla e, claro, que não poderia faltar a esplêndida Sagrada Família. Jueves, o que os espanhóis chamam à nossa quinta-feira, realizámos uma breve caminhada até ao topo de uma das montanhas de Begas, onde conseguimos observar uma das mais belíssimas paisagens de Barcelona, já que não estávamos só a ver Begas , mas também Castelldefels, uma das cidades vizinhas, a qual é conhecida por ter esplêndidas praias e, particularmente, por ser habitada por alguns dos grandes jogadores de futebol da Catalunha.
No sábado, deu-se, então, a despedida de Begas e das famílias que se disponibilizaram a ficar connosco, brigantinos! No entanto, todas aquelas amizades e momentos ficarão para sempre guardados na nossa memória e no nosso coração.