Um grupo de estudantes do Agrupamento de Escolas Abade Baçal participou numa atividade promovida pela instituição.
O Agrupamento de Escolas Abade Baçal participa no projeto ERASMUS+, disponibilizando, assim, um conjunto de atividades, que consistem em intercâmbios dentro da União Europeia, nas quais os seus alunos podem participar, por iniciativa própria. Em termos financeiros, é completamente grátis, exceto, obviamente, para despesas pessoais. Para o alojamento, cada aluno será acolhido por uma família, a qual, por sua vez, também alojará o indivíduo participante na atividade. Este intercâmbio dura cerca de uma semana ou mais dias, dependendo dos locais e das idades dos alunos.
À semelhança dos anos anteriores, no ano letivo de 22-23, houve diversas opções de ERASMUS, incluindo o destino para Barcelona, localizada no país vizinho de Portugal, a Espanha. Neste programa, apenas poderiam participar alunos a partir dos catorze anos. Assim, houve um conjunto de cerca de vinte e cinco alunos, que, sob a vigilância de seis professores e com as respetivas autorizações dos pais/encarregados de educação, aderiu a este evento. A partida para Espanha efetuou-se de autocarro, no dia 29 de janeiro, cujo regresso estava previsto para o dia 4 de fevereiro.
Para a elaboração desta atividade, o Agrupamento estabeleceu pareceria com uma Escola situada em Begues, uma cidade perto de Barcelona, conhecida por “Manyanet Begues”. Após a chegada a Espanha, os portugueses reuniram-se com os seus pares espanhóis, muito animados para começar a experiência.
Ao longo da semana, foram-se realizando um conjunto de atividades na escola, tais como: a elaboração de trabalhos sobre temas como o respeito, a visualização de apresentações sobre a região, e, ainda, atividades em grupo, com o intuito dos alunos socializarem e, claro, a visita a Barcelona.
Com o término da primeira semana, os alunos portugueses regressaram a Bragança, onde foram recebidos pelas suas famílias. Ficaram à espera do seu próximo reencontro com os espanhóis, pois seria a sua vez de visitar o nosso país. Deste modo, os alunos de Begues viriam conhecer Portugal, no dia 26 de fevereiro, e regressariam, no dia 3 de março, dando por concluída esta atividade e experiência.
Os alunos que participam livremente nestes intercâmbios terão de recuperar a matéria que foi lecionada, durante a sua ausência, uma vez que estiveram impossibilitados de assistir às aulas. Mas as suas faltas são justificadas pela escola.
O grande objetivo deste tipo de atividades é a socialização entre os alunos e, de facto, conhecer as diferentes culturas, permitindo enriquecer o conhecimento dos participantes e obter uma maior noção em relação às diversas diferenças entre os dois países, quer a nível educacional quer a nível cultural. Além disto, permite criar laços entre alunos de diferentes nacionalidades, construindo amizades que durarão para toda a vida.