De vinte a vinte e cinco de novembro, ao abrigo de programa Erasmus+, passámos uma semana em Barcelona, Casteldefells. Fomos acolhidos pelo Instituto Josep Lluis Sert. Aí, encontrámo-nos com estudantes e professores franceses, eslovacos e espanhóis, que, connosco, participaram no mesmo projeto “Prevenção de Incêndios e Alterações Climáticas”.
Chegámos na segunda-feira e, no dia seguinte, iniciámos as atividades programadas em articulação e com a colaboração de três investigadores da Universidade da Catalunha. Na tarde do mesmo dia, viajámos de comboio para Barcelona. Pudemos desfrutar de uma visita guiada à “Sagrada Família” e de um passeio pela cidade, observando e apreciando os monumentos mais emblemáticos da mesma.
Quarta-feira começou com um passeio pela belíssima Sitges. Visitámos o museu Cau Ferrat e, posteriormente, pudemos explorar o lado artístico, participando num workshop de pintura. Pela tarde, regressámos a Casteldefells para uma visita guiada ao “Olla del Rei”, espaço natural e refúgio de muitos animais que habitam esta área protegida, no centro da cidade.
No dia seguinte, bem cedo, participámos num outro workshop, desta feita de robótica, organizado pelo Departamento de Tecnologia do Instituto Sert. Mais tarde, fomos ao parque natural onde se situa Can Domènech, uma quinta, em Sant Cugat. Aí, ficámos a saber mais sobre a importância da prática da agricultura e do uso dos animais (como os burros, entre outros) para prevenir e evitar incêndios florestais. O nosso percurso continuou e, depois do almoço, visitámos o Parc de la Ciutadella e o bairro de El Born, em Barcelona.
Na sexta-feira, subimos a montanha Cal Ganxo e realizámos dois Workshops sobre incêndios: um organizado pela Fundesplai e outro promovido por agentes florestais.
A festa de despedida teve lugar no dia vinte e quatro, à noite, no Instituto Sert (a escola de acolhimento) e a cerimónia de encerramento desta mobilidade foi no sábado.
Alunos e professores Erasmus+ aproveitaram estes dias, de forma única, desenvolvendo competências várias, utilizando sempre como meio de comunicação a língua inglesa, conforme o protocolado.
Valeu a pena!