Estava uma manhã nebulosa, eram seis horas da manhã, quando chegámos ao local de partida, que era a nossa querida escola Abade De Baçal. Mal sabíamos nós que esta viagem viria a ser uma das maiores das nossas vidas, pois decorreu durante doze horas de viagem, acrescentando paragens.
Chegados a Castelldefels, fomos recebidos, com muito entusiasmo e animação. Em seguida, separámo-nos e lá fomos para a casa que, para cada um de nós, estava destinada.
No dia seguinte, enquanto conhecíamos a escola, éramos como o centro do mundo, já que circulavam boatos a perguntar: “ Y ellos quien són?”. E, assim, se passou a manhã inteira. Durante a tarde, fomos visitar Barcelona. Por isso, saímos de Castelldefels e fomos de comboio, rumo a Barcelona. Visitámos a cidade, percorrendo as suas belíssimas ruas até chegarmos ao nosso destino: “ La Sagrada Familia”. Esta é conhecida como uma das maiores, mais bonitas e espetaculares catedrais, que se pode encontrar pelo mundo fora.
A próxima aventura aconteceu em Sitges, uma cidade “na praia”, única e belíssima. A atividade do dia foi visitarmos a cidade e as suas ruas, de uma forma diferente e autónoma. À tarde, fomos a uma universidade, em Barcelona, e tivemos uma apresentação sobre um rio artificial, que lá corre, e também sobre as espécies que lá habitam, entre elas: sapos, aves, peixes e plantas.
Na quarta-feira, fomos a um parque muito interessante de Barcelona, o Ciutadella Park. Descobrimos os monumentos e pontos de referência deste local e, também, o porquê de ali estarem. Na parte da tarde, visitámos uma quinta, na montanha, onde várias espécies de animais são usadas, digamos assim, para prevenir incêndios florestais e percebemos como funcionava a quinta.
Na quinta-feira, passámos o dia numa montanha onde fizemos “escalada” e aprendemos sobre diferentes espécies, cujo seu habitat é lá, e sobre como funcionam as suas adaptações a esse local. Foi bastante divertido e, também, bastante fatigante, pois calculámos e chegámos mesmo a atingir a meta dos 25 000 mil passos.
A sexta-feira foi o dia da despedida e nada melhor do que acabar em grande. Fizemos uma festa, onde tocaram músicas de todos os países, sendo eles: Portugal, Espanha, França e Eslováquia. Foi uma grande festa, que nos proporcionou memórias para a vida, e que, com certeza, passaremos para os próximos “aventureiros”.
Mas, infelizmente, como tudo acaba, chegou a hora do regresso. Foi uma viagem tranquila e com a mesma duração, embora de noite. Chegámos a Bragança às 8:00/8.30 de domingo, ficando junto à escola, onde tirámos uma foto de grupo e voltámos para as nossas famílias.