A A A

No âmbito do Projeto Erasmus+, Restore4U, que teve início no transato ano letivo, decorreu a terceira e penúltima mobilidade – a primeira teve lugar em Bragança e a segunda em Ioannina, na Grécia – a Fuenlabrada, Espanha. Assim, doze alunos do terceiro ciclo de várias turmas acompanhados por quatro professoras, Ana Isabel Oliveira, Carla Gonçalves, Maria da Luz e Teresa Nunes, rumaram, em autocarro, a Madrid, no domingo, 20 de outubro. Tal como nas mobilidades anteriores, os alunos ficaram hospedados em casa de famílias espanholas.

20 de outubro

saímos de Bragança em direção a Fuenlabrada, uma cidade na província de Madrid com cerca de 200 mil habitantes. Quando aí chegamos, fomos recebidos de uma forma calorosa pelas famílias e pelos professores. Chegou a hora de conhecermos a nossa casa durante uma semana.

21 de outubro

passamos o dia no Colégio Manuel Bartolomé Cossío. Este colégio é bilingue, isto significa que nos corredores ouvimos castelhano e inglês, as placas de sinalização estavam escritas em ambas as línguas e alguns professores dão as suas aulas em inglês.  Neste dia desenvolvemos várias atividades como jogos cooperativos, tolerância zero.  À noite foi o dia do jantar de bem-vindas com os estudantes, as famílias e os professores, que decorreu na escola.

22 de outubro

partimos em direção a Segóvia. Segóvia pretence a comunidade de Castilla y León, situada na confluência de dois rios, o Eresma e o Clamores mesmo nos pés da serra de Guadarrama. Esta cidade foi declarada Património da Humanidade em 1985. Aqui visitamos a catedral, o Alcazar e pudemos deslumbrar-nos com o magnífico Aqueduto construído pelos romanos. Foi um ótimo dia, cheio de aventuras e partilhas…

23 de outubro

quarto dia de mobilidade, fomos para Madrid para vivermos mais uma aventura, um peddypaper pelo centro da capital. Também visitamos o Museu Reina Sofia, onde pudemos ficar espantados com a grandiosidade do “Guernica”.

24 de outubro

a cidade das três culturas. Fomos visitar Toledo, considerada a cidades mais tolerante e das três culturas porque nela convivem harmoniosamente a cultura judia, católica e muçulmana. Aqui visitamos uma sinagoga, um mosteiro…

25 de outubro

sexto dia de mobilidade, este dia foi dedicado à cidade que nos acolheu carinhosamente. Em Fuenlabrada visitamos o Centro Cultural, a Escola da Música, a Biblioteca e fomos recebidos pelo presidente do “Ayuntamiento”.  À noite decorreu o jantar de convívio entre professores e alunos e recebemos os diplomas de participação neste projeto.

26 de outubro

O sétimo dia foi passado com as famílias que tão bem nos acolheram. E adivinhem, as nossas famílias eram tão simpáticas que se juntaram todas e fomos passar o dia ao Parque Warner Bros.

27 de outubro

Chegou o dia que a maioria de nós não queria. Regressamos a Bragança. Regressamos com o coração cheio de coisas maravilhosas e de amigos que deixamos mas que vamos rever certamente