Intercâmbio transfronteiriço Bragança - Zamora
No dia 2 de abril, realizou-se a primeira fase do intercâmbio escolar com Zamora no Agrupamento Abade de Baçal, que consistiu numa partilha de conhecimentos culturais, económicos e sociais, no qual se destaca o convívio e a confraternização entre jovens da mesma faixa etária e respetivos professores.
Durante este dia, os alunos levaram a efeito diversas atividades dentro e fora do estabelecimento de ensino. Assim, após a chegada dos alunos da IES Universidad Laboral de Zamora foi realizada uma apresentação sobre Bragança em particular do rio Fervença exibida pelo arquiteto e professor da escola João Ortega. Seguidamente, foi efetuada uma visita guiada pelo edifício com a presença dos alunos de 10º ano das turmas de Ciências e Tecnologias, A e B, e professores correspondentes. Após este percurso, os estudantes dirigiram-se ao centro comercial enquanto aguardavam a hora do almoço que se realizou na cantina da escola.
Ao longo da tarde, os jovens realizaram um percurso pedestre pela cidade passando pela Câmara Municipal, Instituto Politécnico de Bragança, Casa da Seda e o Centro de Ciência Viva, o qual visitaram e onde foi realizada uma experiência relacionada com o ADN e a visualização telescópica do sol. Posteriormente, encaminharam-se ao castelo de Bragança no qual puderam desfrutar de um piquenique com comida elaborada pelos alunos da nossa escola.
A segunda parte desta atividade decorreu no dia 5 de abril de 2019 em que os estudantes da Abade de Baçal se dirigiram a Zamora. Em primeiro lugar, estes foram recebidos e direcionados por uma professora espanhola para a igreja da escola onde receberam uma descrição do interior e explanação da história da mesma. Em segundo lugar, ocorreu a visita às instalações do Instituto pelos professores que terminou na cantina onde os alunos usufruíram de um lanche. Em terceiro lugar, realizou-se uma visita guiada à cidade acompanhada por uma guia. Posteriormente, os alunos dirigiram-se ao estabelecimento para presenciarem uma exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos do Instituto sobre Nutrição, Economia e Saúde e para almoçarem.
No período seguinte, tiveram a oportunidade de conhecer a queijaria e exploração de gado “Los Vivales”de Coreses, onde puderam usufruir de uma explicação pormenorizada acerca do método de criação de ovelhas, produção e venda de queijos, acompanhados pelos alunos e professores espanhóis. Mais tarde, decorreu o lanche na cidade de Toro oferecido pelo Instituto e pelos seus estudantes e uma visita à mesma.
Em suma, este intercâmbio contribuiu para a aquisição de novos conhecimentos e a partilha de valores e cultura que os enriqueceram a nível pessoal e profissional, bem como, a criação de laços de amizade.