Nos dias oito e nove de Maio de 2014, a turma do 7º A da Escola Abade de Baçal, partiu para uma grande aventura que se iria desenrolar numa cidade espanhola, conjuntamente com uma turma de alunos espanhóis, que tinha visitado a nossa cidade e a nossa escola uma semana antes. Partimos de Bragança cerca das 9:30h da manhã rumo a Espanha, mais concretamente à cidade de Salamanca.
Tudo começou com uma iniciativa denominada “TECNICEA”, que foi criada e desenvolvida pelos professores: Tomás Bréton, Paulo Correia e Eduardo Carvalho, este último o nosso diretor de turma. O projeto tinha a finalidade de criar novas amizades, conhecer novas culturas, praticar e desenvolver outra língua, bem como aprofundar o nosso próprio conhecimento num ambiente de camaradagem e muita diversão.
Um dos pontos altos da nossa estadia foi a visita à Catedral de Salamanca. Gostámos muito, pois tinha histórias, reais ou imaginária, mas fantásticas. Neste local houve tempo para algumas brincadeiras! O professor espanhol contou que num poço de água ainda havia vestígios de sangue da luta de Maria, a brava, com os vilões. Curiosos, fomos tentar ver, mas o professor meteu a mão na água e molhou-nos! Não passou pela cabeça de ninguém que o professor nos pregasse aquela partida! O que importa é que todos se divertiram e recordam com saudade essa situação um pouco embaraçosa. No dia seguinte o que mais o que mais nos marcou foi a despedida, pois aí se viram os laços que criámos… Houve choros por parte de alguns alunos, outros apesar de não terem chorado confessaram que sentiram um aperto no coração! No fim todos disseram: “para o ano há mais “.
Nesta viagem tivemos também a oportunidade de conhecer a escola dos nossos colegas espanhóis em Villamayor, visitámos toda a zona histórica de Salamanca, sendo o ponto mais alto da visita, como já referimos, a subida à torre da Catedral Ieronimus.