A A A

 No dia 28 de maio de 2021 realizaram-se, a convite da disciplina de EMRC, duas palestras sobre o tema da shoá (holocausto) dirigidas a alunos do 6.º, 8.º, 9.ºanos e ensino secundário. 

Durante as diversas palestras realizadas, António Martins, orador convidado, conduziu os alunos numa viagem pela história, ilustrou conceitos, relacionou acontecimentos e respondeu a algumas questões colocadas pelos alunos, esclarecendo-os sobre a importância do ensino sobre o Holocausto e o contributo da Associação Memoshoa nesta urgentíssima missão.   

Uma história de coragem (“Queria Voar como uma borboleta”) e um olhar sobre o holocausto em 27 imagens, foram o mote para uma verdadeira lição acerca do “Ser Pessoa” e da “Dignidade Humana” (temas tão caros à referida disciplina) e uma oportunidade para desafiar os alunos à reflexão sobre o mundo que podemos, queremos e devemos construir. 

Avivar a memória e despertar a consciência daquilo que somos ou que podemos ser e do que nos (des)humaniza enquanto pessoas é não só um dever moral, mas sobretudo um imperativo pedagógico. 

Se é urgente impedir que a história se repita naquilo que tem de mais indigno, é igualmente crucial que cada pessoa, em cada contexto em que se movimenta, procure fazer sua a causa comum da humanidade – por uma ética do cuidado – que não permita que continuem a acontecer outros holocaustos, mas cada um se sinta responsável por salvar o seu próximo da falta de compaixão, do egoísmo e da indiferença, lembrando a célebre frase do Talmud Judaico de que “quem salva uma vida salva o mundo inteiro”. 

 

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp