No ano em que o “Outra Presença” celebra 25 anos de jornal escolar, personagens que marcaram a sociedade também fazem anos, como é o caso de “Os Simpsons” que celebram igualmente 25 anos, “Charles Chaplin” e “Mafalda” que celebram 50 anos de existência.
“Os Simpsons” são uma série de animação norte-americana nascida pelas mãos de Matt Groening para a Fox Broadcasting Company em 1987. A série apresenta-se como uma paródia satírica do estilo de vida das famílias da classe média dos Estados Unidos da América, satirizando a cultura, a sociedade norte-americana e vários aspectos da condição humana.
Os protagonistas da série são Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson,Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson.
Homer, de trinta e nove anos, é o típico pai de família desajeitado, encara vários estereótipos cómicos do povo americano da classe trabalhadora, bastante atento à família, mas falhando miseravelmente no seu papel como pai. Este é considerado a mais influente personagem da televisão.
Marge, de trinta e oito anos, é a esposa de Homer Simpson e mãe de Lisa, Bart e Maggie , é conhecida pelos seus longos cabelos azuis, inspirados no filme “A noiva do Frankenstein”, e pela sua personalidade calma e paciente. Esta gasta maior parte do seu tempo como dona de casa e protectora dos seus três filhos.
Bart de dez anos, é o filho mais velho da família Simpson, é um adolescente rebelde que tem maus resultados na escola, o que faz com que este esteja em constantes problemas dos quais sai devido à sua astucia e sorte.
Lisa de oito anos, é a filha do meio da família, caracteriza-se como sendo muito inteligente possuindo um QI bastante elevado para a idade. Esta toca saxofone nos tempos livres e é a mais jovem budista de Springfield.
Maggie de um ano, é a filha mais velha do casal Simpson eternamente um bebé. Esta está sempre envolvida nas situações mais perigosas, é considerada tão ou mais inteligente do que Lisa visto ter conseguido tocar saxofone com apenas um ano de idade.
Na série “Os Simpsons” inicialmente abordaram-se temas desde os mais singelos valores da família americana, como situações também muito comum a todos nós, sendo esse o grande segredo do sucesso da série,mas com o passar dos anos os temas têm evoluindo para o racismo, adultério, fanatismo religioso, a questão dos homossexuais, o ridículo de certas instituições, a incompetência das corporações, e isso tudo sem ser partidário a nada, e muito menos moralista, embora muitas vezes, as reflexões perdurem após muitos episódios.
Mafalda
Mafalda é uma tira de escrita desenhada pelo cartunista argentino Quino, sendo que esta só se tornou num cartoon de verdade sob sugestão de Julián Delgado, sendo publicado no jornal a 29 de Setembro de 1964 apresentando somente as personagens de Mafalda e os seus pais, sendo a personagem Filipe acrescentada em Janeiro de 1965.
Mafalda é a personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Esta comporta-se como uma típica menina da sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens.
Mafalda questiona a Humanidade e a existência da sopa, quase sempre com um ar preocupado. Uma “heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é”, descreveu Umberto Eco em 1969.
Mafalda comentava uma actualidade de há 50 anos que continua a existir.