No dia um de março de 2019, a partir das dez horas e vinte minutos, realizaram-se no auditório da escola secundária Abade de Baçal duas sessões de apresentação do livro “Os homens nunca saberão nada disto”, levadas a efeito pela autora do mesmo, cujo nome artístico é Pat R. Com o objetivo da aquisição de novos conhecimentos estiveram presentes nesta palestra diversas turmas do ensino secundário e alguns dos seus professores.
Assim, nesta sessão, a jovem escritora partilhou com todos um pouco sobre o seu percurso académico, referindo que a decisão de se dedicar totalmente à escrita foi complicada pelo facto de os seus familiares não a apoiarem totalmente e por ser uma atividade mal remunerada, que lhes parecia suscitar porcas certezas de um futuro promissor.
Seguidamente, a escritora abordou a história narrada no seu último livro publicado, intitulado “Os homens nunca saberão nada disto”, que conta a vida de dezoito hipotéticos filhos de um casal da Califórnia, e refletiu sobre as personagens intervenientes na ação do mesmo, mostrando algumas características físicas e psicológicas que estas apresentam. Além disso, as diferentes possibilidades de interpretação dessas personagens, que foram representados por vários artistas plásticos, implicaram resultados completamente diferentes, exponenciando a componente visual do romance de Patrícia R.
Para além disso, a autora revelou os seus métodos de escrita, como a audição de música, que influenciaram o enredo do seu livro e contribuíram para a originalidade do projecto, que é acompanhado de uma experiência de leitura sensorial, já que o livro tem referências musicais e elementos gráficos que tornam a leitura plenamente criativa. Seguidamente, Patrícia Ribeiro fez uma exposição em formato digital de algumas páginas do livro suprarreferido, explicando os tipos de pinturas presentes nas mesmas e os seus significados, onde está patente aquela que a escritora considera ser a cultura que influencia mais jovens, a norte-americana.
Concluindo, Patrícia Ribeiro, ao mesmo tempo que apresentou o seu livro, mostrou uma outra perspetiva da leitura que pode ser feita usando música e imagens, que contribuem para o desenvolvimento da criatividade. Terminando esta motivadora e excelente palestra, leu um excerto, de forma cativante e expressiva, do seu livro acompanhado pela música do CD do “livro dos extras”.
Absolutamente inspirador!