A A A

O Agrupamento Abade de Baçal recebeu, nos dias 12 e 13 de outubro  professores de três escolas europeias – Itália, Polónia e Bulgária – no arranque do projeto “The aura of my city” (“A Aura da minha cidade”), no qual tem a função d escola coordenadora.

No âmbito do Programa Erasmus+, o Agrupamento procurou parceiros europeus, submeteu o projeto com duração de dois anos que foi aprovado e financiado, dando oportunidade a alunos e professores de viverem experiências educativas enriquecedoras e diversificadas. O projeto compreende 12 professores e 64 alunos e sete mobilidades.

“A aura da minha cidade” é uma iniciativa que tem como principais objetivos proporcionar o conhecimento de novas culturas, o desenvolvimento de competências linguísticas e a aquisição de competências para o século XXI e promover um conhecimento mais profundo da cidade em que os estudantes envolvidos vivem. Trata-se, portanto, de uma experiência fundamental para os alunos, que vivem a escola de forma mais global e abrangente e desenvolvem o seu espírito de cidadania europeia e outras “soft skills” tão importantes no contexto educativo e profissional atual.

No primeiro encontro, que decorreu na escola coordenadora, participaram os seis professores portugueses do agrupamento brigantino e dois de cada escola internacional parceira, que discutiram e definiram os aspetos estruturais da gestão e desenvolvimento do projeto, tal como a distribuição de tarefas, as plataformas de comunicação, as formas de disseminação das atividades, as regras e calendarização das mobilidades e as estratégias de monitorização e desenvolvimento do projeto.

Durante as mobilidades, os momentos de trabalho são habitualmente enriquecidos com atividades locais relacionadas com as temáticas do projeto, que permitem a todos enriquecer o seu conhecimento sobre o meio em que a escolas está inserida e estreitar relações entre povos. Neste primeiro encontro de gestão transnacional, os docentes fizeram um “tour” pela cidade e pelo Parque Natural de Montesinho, visitaram o Castelo e a Domus Municipalis, assistiram a um concerto de jazz no teatro Municipal, fizeram uma visita guiada no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e experimentaram a gastronomia local, tendo sido fundamental a colaboração de diversas entidades e organizações locais, que tornaram possível estas atividades.

A segunda mobilidade ocorrerá ainda durante o primeiro período, e levará cinco alunos e dois professores a Itália para concretizar mais uma etapa deste projeto, partilhando com os seus parceiros europeus as atividades já desenvolvidas e discutindo novos percursos e abordagens que tornarão mais brilhante a “aura” de cada cidade envolvida: Bragança, em Portugal; Sofia, na Bulgária; Lentini, em Itália; e Piaseczno, na Polónia.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp