A A A

Palestra sobre Aquecimento Global

A palestra surgiu no seguimento da cimeira mundial do clima, realizada em Paris, na qual se reuniram os líderes mundiais para definir os objetivos e estratégias de diminuição da concentração dos gases de efeito de estufa na atmosfera.

O professor começou por nos dar o exemplo de uma nave a viajar no espaço. Esta tem de ser autossuficiente, tem de ter sistema de navegação, de aquecimento, plantas para obter oxigénio, capacidade para produzir alimentos, entre outros sistemas. Este tipo de nave é muito difícil de construir. Só há uma “nave” que tem todos estes sistemas: o nosso Planeta. Mostrou-nos qual é o animal mais rápido, o mais forte e o mais resistente, categorias nas quais o Homem não se encontra entre os primeiros. De todas as categorias possíveis, o Homem encontra-se em primeiro lugar somente numa: é o animal que tem mais capacidade de destruição.
Outra ideia que nos foi transmitida foi a de que há vida na Terra há milhões de anos e que o Homem foi dos últimos animais a surgir. Se fosse possível um filme sobre a vida na Terra, com a duração de 24h, o Homem só apareceria nos últimos segundos. Somos a última gota, do último ressalto, da última onda, do grande mar que é a vida.
O professor pediu-nos para apresentarmos exemplos da destruição que o Homem provoca no planeta e no fim falou da libertação do dióxido de carbono (CO2) e da sua influência no efeito de estufa. Falou do efeito de estufa, apresentou exemplos do nosso dia a dia, e de como este é benéfico para os seres vivos, pois se não existisse teríamos uma temperatura média na Terra de -17ºC. O problema é que o efeito de estufa tem vindo a aumentar ao longo dos anos, sendo agora prejudicial.
Foram apresentados exemplos das consequências do aumento de CO2 e de outros gases de estufa como a diminuição do mar Aral, ou das calotes polares e de glaciares.
Refletimos com o professor acerca de comportamentos que devemos ter para evitar o aumento dos gases de efeito de estufa.
Durante a palestra, o professor realizou uma experiência com duas garrafas expostas à luz de duas lâmpadas, com igual potência e com a mesma distância entre a lâmpada e a garrafa. Uma garrafa era preta e a outra era branca.
No final comprovou-se que a garrafa preta aumentou mais de temperatura, o que quer dizer que a garrafa branca refletiu a radiação.
Da experiência e da análise que fizemos dos resultados que observámos, concluímos extrapolando para a realidade do planeta, que a radiação solar vai refletir-se nos locais onde há gelo ou neve, mas com o aumento do aquecimento global, o calor tem ficado retido, o que faz com que o gelo e a neve derretam, aumentando ainda mais a temperatura do planeta.
De tudo isto chegámos à importante e comprometedora conclusão de que depende de nós mudarmos a situação em benefício do nosso planeta.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp