A primeira eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia contemplava conteúdos de 10º, 11º e 12º anos, abordados até à data da sua realização e decorreu no dia 7 de janeiro, pelas 14 horas e 30 minutos, com a duração de 90 minutos. Dados revelados pela OPB indicam que aderiram a esta iniciativa mais de 7000 estudantes de 299 Escolas.
Da nossa escola, estiveram envolvidos doze alunos de 11º ano e dois alunos de 12º ano, que frequentam, respetivamente, a disciplina de Biologia e Geologia e Biologia (opcional).
Dos alunos inscritos, foram apurados para a segunda eliminatória os que obtiveram 21 ou mais respostas certas, num total de 30 questões, tendo sido realizada no dia 18 de março, pelas 14 horas 30 minutos e com uma duração de 120 minutos, na escola sede. Foram apurados para a 2ª eliminatória os alunos Inês Margarida Gomes Constâncio, 69 pontos; Joana Maria Lopes Pimentel, 58 pontos; Maria Luís Mazeda Pereira, 48 pontos; Francisco Manuel Pires Gonçalves, 46 pontos.
Este ano, não houve alunos da nossa escola apurados na 2ª eliminatória, pois teriam de ter 88 ou mais respostas corretas da classificação geral.
Após a 2ª eliminatória, foram apurados os 50 melhores alunos que participaram na Prova Prática (3ª eliminatória), nos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 09 de maio de 2015.
Os 10 mais bem classificados de 11º ano, outros tantos de 12º ano, assim como 8 da geral irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (Dinamarca) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (El Salvador).
As Olimpíadas Portuguesas da Biologia são um concurso de ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino básico e secundário, entre o 9º e o 12º ano de escolas públicas ou privadas, e a sua organização está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva. O evento tem ainda importantes parcerias com a Direção Geral de Educação (DGE, do Ministério da Educação e Ciência), com a Fundação EDP e com a AXA Seguros, contando ainda com o apoio de numerosas empresas e instituições nacionais de prestígio. O contacto com as escolas é feito através de uma Assistente Administrativa das Olimpíadas Portuguesas de Biologia, sendo o professor José Matos o Coordenador.
Destacam-se como principais objetivos: estimular o interesse dos estudantes pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial, desta disciplina; aproximar a universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que introduzam o estudante na realidade universitária; relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.), promovendo uma melhor cidadania; promover o intercâmbio de ideias e de experiências entre os estudantes, a nível nacional e internacional; estabelecer relações de amizade entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos; estimular o gosto e o prazer pelo Ensino e pela Aprendizagem da Biologia a nível do ensino básico e secundário.
As OPB, além de atribuírem prémios aos 10 mais bem classificados de cada um dos anos e também aos seus professores, selecionam os melhores 8 alunos da classificação geral para representarem Portugal, anualmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (os primeiros 4 classificados) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (os classificados entre a 5ª e a 8ª posições).
Considerando os docentes da área disciplinar de Biologia e Geologia esta iniciativa muito interessante e benéfica para o percurso académico dos seus alunos, sensibilizaram-nos para a sua participação, inscrevendo o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal nas Olimpíadas. Apesar de os nossos alunos não terem continuado a sua participação nas Olimpíadas, estão de parabéns pelo seu empenho e adesão a este tipo de iniciativa, que contribuiu, certamente, para a aplicação de conhecimentos adquiridos a novas situações e para o desenvolvimento das suas competências. A organização das OPB, enviou um certificado de participação e deseja-lhes as maiores felicidades para a sua vida escolar, relembrando que para o ano poderão participar mais uma vez nestas Olimpíadas.