No dia 20 de março de 2015, ocorreu um eclipse solar que foi possível visualizar de várias regiões da europa incluindo Portugal. Dada a localização do nosso país no globo, este eclipse, em Portugal, foi apenas parcial tendo a maior percentagem (77%) sido atingida nos Açores. O eclipse total apenas foi visível no extremo norte do oceano Atlântico, nas ilhas Faroé, Slvalbard e na região ártica.
Com a ajuda do Centro de Ciência Viva de Bragança os alunos das várias escolas da cidade tiveram a possibilidade de observar este raro fenómeno, com o equipamento fornecido pela instituição e perceberam melhor o que se estava a passar com a ajuda dos vários especialistas presentes. Os alunos do 11ºB foram os primeiros a observar o eclipse, pois chegaram ao terraço do Teatro Municipal às 8 da manhã e, assim, com todo o equipamento disponível observaram o início do fenómeno.
Um eclipse é um fenómeno que ocorre quando a lua ocupa uma posição entre o sol e a terra bloqueando parcialmente (eclipse parcial) ou totalmente (eclipse total) o sol.
Olhar diretamente para este acontecimento pode levar a lesões oculares permanentes sendo necessária a utilização de equipamento especial, telescópios, óculos ou observar o fenómeno indiretamente através de projeções.
O eclipse teve início às 8:30 na região noroeste da europa deslocando-se posteriormente em direção a nordeste, sendo a duração do eclipse total de 2 minutos e 47 segundos e foi o último eclipse solar total que poderá ser visualizado até ao ano de 2026
Este eclipse pertence ao ciclo de “Saros” repetindo-se de 18 em 18 anos, no entanto por mera coincidência, ocorreu no mesmo dia do equinócio de março, dia em que a duração da noite e do dia são iguais.