Tal como todos sabemos, o futebol é o desporto mais conhecido e aquele no qual tanto os atletas como os clubes possuem um maior vencimento e rendimento. Isto acontece, pois é o desporto que tem mais apoiantes. No entanto, é neste que existe maior ocorrência de crimes, tanto económicos como civis.
Um dos últimos escândalos a abalar o clima futebolístico foi a “Operação Fora de Jogo”, na qual foram investigadas várias transferências, tanto de treinadores como de jogadores, nas quais estão envolvidos clubes, SAD, dirigentes, empresários e advogados, suspeitos de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais em negócios de transferências de jogadores e treinadores. Além de instalações de clubes, também se realizaram buscas em domicílios de jogadores, empresários, a sede de Gestifute e escritórios de advogados. Entre as sociedades desportivas alvo de buscas encontram-se as do SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, Sporting de Braga, Marítimo, Rio Ave, Vitória SC e Portimonense. O advogado de Cristiano Ronaldo, Carlos Osório de Castro, também é visado nesta operação da Autoridade Tributária. Os atletas Iker Casillas, Jackson Martínez e Maxi Pereira (ex-FC Porto) viram as suas casas ser alvo de buscas, assim como presidente do Sporting CP (Frederico Varandas) e do ex-presidente (Bruno de Carvalho). A única transferência de treinadores investigada é a de Pedro Martins (Rio Ave). Em termos de jogadores, são visadas vinte e cinco transferências: Rafa, Jimenez, Jonas, Carrillo, Júlio César e Ola John (SL Benfica); Tanaka e Bruno César (Sporting CP); Dyego Sousa, Fransérgio, Éder, Zé Luís e Pablo Santos (Sp. Braga); Danilo Pereira, Danilo, Imbula, Casillas, Osvaldo, Hernâni, Mangala, Jackson, James Rodríguez, Falcao, Evandro e Maxi Pereira (FC Porto).
Outro escândalo foi o “caso Marega”, no qual o avançado malinês do FC Porto, Moussa Marega, foi alvo de insultos, por alguns designados como racistas, por parte de adeptos do Vitória Sport Clube no dia 16 de fevereiro. Perante estes insultos, o avançado abandonou o campo, tendo vários organismos e indivíduos manifestado solidariedade e apoio para com o atleta, tal como, Borussia Dortmund, CD Tondela, Eliaquim Mangala (jogador do Valencia FC), Vasco da Gama FC (clube brasileiro), Rio Ave FC, Sporting CP, SC Braga, entre outros.
Por estas e por muitas outras razões, o futebol não devia ser digno de tanto prestígio. No entanto, todos compreendemos que é uma forma de diversão e ajuda muito a economia, tanto local, como nacional e mesmo global.