A A A

Após um longo período de preparação, iniciam-se os encontros e competiçoes. Aa últimas ocorrem no terceiro período e definem os vencedores do ano.

Dia 4 de maio, em Vila Real, o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal este representado pela Escola Abade de Baçal e Escola de Izeda na Fase Regional de Xadrez do Desporto Escolar. A Escola Abade de Baçal, participou com uma equipa de juvenis, constituída pelos alunos, Cláudio Azevedo (10º ACP), Tiago Amado (10º ACP), Diogo Brás (10º ACP), Tiago Garcia (10º ACP) e Diogo Coelho (8º D) que foram os vencedores da Fase Local. A nível individual o aluno Luís Santos do 9º A da Escola de Izeda participou no escalão de juvenis, mas a nível individual. Estes alunos obtiveram excelentes resultados durante as quatro jornadas da Fase Local, destacando-se entre mais de cem participantes. Entre as 20 escolas participantes representando a região norte nesta Fase Regional o nosso Agrupamento obteve o 6º lugar da Geral, uma excelente classificação tendo em conta o elevado valor dos participantes nesta Fase Regional.

Dia 22 de maio, irá realizar-se o X Torneio Interescolar de Xadrez “Cidade de Bragança 2019” uma iniciativa organizada pelo Clube de Xadrez do Agrupamento Abade de Baçal, em parceria com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo e o apoio da Associação de Xadrez de Bragança e do Shopping Bragança. Estão convidadas para participar neste X Torneio, 16 escolas - Abade de Baçal, Augusto Moreno, Izeda, Emídio Garcia, Paulo Quintela, Miguel Torga, Afonso III de Vinhais, Secundária de Mirandela, Secundária/3 de Macedo de Cavaleiros, Tenente Coronel Adão Carrapatoso de Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo, Mêda, Colégio Ultramarino N. S.ª da Paz de Chacim, Valpaços, Dr. Júlio Martins de Chaves e Santa Marta de Penaguião, envolvendo mais de 100 participantes. Para além dos troféus atribuídos aos três primeiros classificados de cada categoria/escalão, é oferecido a todos os participantes medalhas, uma T-shirt alusiva ao torneio e um lanche. Às escolas participantes é oferecido um troféu alusivo ao evento. 

Numa atitude de partilha e de envolvimento da comunidade escolar, os alunos do Curso Profissional de Técnico Multimédia dos 11º e 12º ano, em articulação entre a disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais e a disciplina de Multimédia, ficaram responsáveis pela elaboração do cartaz, tendo a sua participação sido muito positiva o que obrigou à votação de todos os alunos, dos professores responsáveis pelas disciplinas envolvidas, Laboratório de Multimédia, Prof. Nuno Cristóvão e Multimédia, Prof.ª Elza Simão e da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, da seleção do cartaz. Este ano o vencedor foi o cartaz do aluno Diogo Rodrigues (11º ACP).

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp