A A A

A abertura oficial do ano letivo foi complementada com a já habitual cerimónia de entrega dos diplomas de conclusão do ensino secundário  e de mérito e de excelência relativos ao ano letivo de 2018/2010, que decorreu no dia 13 de setembro, a partir das 21 horas na escola-sede do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal.

Alunos, familiares, amigos, professores e restantes funcionários das escolas do Agrupamento acederam ao convite feito pela direção e compareceram numa sessão simples, mas marcada pela felicidade causada pelo reencontro que o evento sempre proporciona e pelo reconhecimento do trabalho realizado pelos alunos ao longo do seu percurso escolar.

A longa lista de distinguidos (ver caixa) é coroada pelos alunos que recebem os prémios de excelência devido às classificações obtidas no final do ensino secundário. Neste ano, os louros foram atribuídos  aos alunos Ana Raquel Fonseca Paradinha, Bohdan Malanka, Ana Cassilda Pires Ferreira, Ana Patrícia Cadavez Pilão Garcia , Francisco Miguel Pires Esteves , Ana Rita Dinis Fernandes, Eva Catarina Gonçalves Roque, do ensino regular, e a Alexandre Miguel Fernandes Gonçalves, André Miguel G. Pais Fernandes, Beatriz do Paço Ferreira e Rafael Duarte Pires Rocha, do ensino profissional.

A cerimónia foi iniciada com as habituais palavras de boas-vindas da Diretora da escola, Teresa Sá Pires,  que  congratulou os jovens pelo sucesso dos seu percurso, reconheceu o trabalho feito por eles e o contributo de todos quantos os acompanharam e incentivou todos a serem persistentes e lutarem pelos seus sonhos. Depois da entrega dos diplomas a todos os ciclos de ensino, decorreu um momento de convívio, que incluiu o costumado Bolo dos Finalistas, preenchido com palavras de saudade, reconhecimento e desejos de felicidades para todos os jovens que enriqueceram a escola que os ajudou a crescer.

Instituídos em 1990, pelo então ministro, Roberto Carneiro, os prémios de mérito e excelência foram depois reafirmados no governo de Nuno Crato, integraram o Estatuto do Aluno (Lei 52/2012) e tiveram continuidade com a atual equipa ministerial. Deste modo, distinguem-se os alunos que obtêm nível 5 a todas as disciplinas, no ensino básico, e média superior a 18 valores, no ensino secundário. Por outro lado, são também homenageados aqueles que foram propostos pelos conselhos de turma por se destacarem devido às suas atitudes e valores e às suas ações em áreas específicas e que foram validados pela comissão responsável por esta distinção.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp