A A A

Os portugueses, assim como o restante mundo, têm enfrentado uma situação muito difícil devido à recente pandemia denominada de “Covid-19”. O isolamento vivido por várias famílias e amigos pode provocar saudade e tristeza, mas é claramente necessário. Caso a população não se disponibilizasse a realizar uma “quarentena” voluntária, o vírus em questão poderia tomar piores proporções que as atuais. Inicialmente, o povo português demorou um pouco a aderir ao confinamento, agora, este tende a sair do mesmo prematuramente. O regresso às aulas presenciais em maio é um possível exemplo desse “desconfinamento” prematuro e eu penso que este deveria ser adiado.

Após ser anunciado que, brevemente, as pessoas poderão frequentar locais públicos, entre eles as escolas, mais livremente, desde que certas medidas de prevenção sejam seguidas, estas certamente irão usufruir dessa recentemente concedida liberdade. O problema é que elas provavelmente não estarão dispostas a seguir de forma plena as medidas de segurança a tomar para que não volte a ocorrer outro surto. O motivo disto? Poderá ser a falta de consciencialização, a saudade dos familiares e amigos, ou até a falsa sensação de completa liberdade após uma data específica. Temos de perceber que a recuperação desta pandemia será gradual e lenta, e temos de estar mais bem preparados para quando entrarmos em contacto com outros em lugares públicos. A reabertura das escolas em maio poderá ser uma das causas de uma “segunda vaga” de “Covid-19”. É necessária uma melhor preparação por parte do sistema educativo, dos professores e dos alunos antes de sairmos de casa, de forma a não termos de ficar confinados uma segunda vez.

Para concluir, é extremamente importante que todos nós, como um povo, percebamos as medidas a tomar caso saiamos de casa e as consequências de uma negligência coletiva ao não praticarmos plenamente as mesmas. É também importante uma melhor preparação em relação ao regresso às aulas presenciais. Se não tivermos consciência destas coisas e do risco que todos corremos caso sejam ignoradas, é melhor ficarmos em casa.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp