No dia 12 de maio, foi realizada, pelas turmas A, B e C do 8º ano de escolaridade, uma atividade subordinada ao tema “Proteção e Conservação da Natureza”, no recinto da feira.
A atividade decorreu no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, sob a orientação da professora Sónia Rodrigues, e surge da necessidade de alertar a população para o impacto negativo da população humana sobre os diferentes subsistemas do planeta, biosfera, atmosfera, hidrosfera e geosfera. O crescente aumento populacional, o desenvolvimento tecnológico e o aumento descontrolado do consumo de recursos naturais têm como consequência a produção de uma enorme quantidade de resíduos – materiais que, desde a sua produção ao consumo, se vão deitando fora por, aparentemente, não terem utilidade. A proliferação de resíduos tem constituído um problema importante da nossa sociedade e para minimizar o impacto da acumulação de resíduos, é necessário proceder à sua recolha e tratamento, de forma a garantir condições de segurança e qualidade de vida das populações.
Depois de iniciada a unidade “Gestão Sustentável dos Recursos – Proteção e Conservação da Natureza”, no contexto sala de aula surgiu a ideia de promover uma iniciativa de sensibilização à comunidade extra-escola pois, se cada um fizer a sua pequena parte, separando os resíduos que produzem, estará a contribuir para a proteção do ambiente, assim como também estará a ajudar-se a si e ao próximo, contribuindo para um desenvolvimento sustentável do planeta. A poluição descontrolada é um problema que afeta milhares de espécies, incluindo a espécie humana, em todos os locais do mundo, portanto devem ser realizadas atividades que sensibilizem e contribuam para a minimização deste problema.
Esta ação, que contou com a participação numa fase inicial da professora Helena Diegues de Ciencias Fisico Químicas, decorreu durante a realização da feira semanal, onde há produção de bastantes resíduos como embalagens de plástico e papel e onde teríamos oportunidade de contactar com os feirantes e onde muitas pessoas do nosso conselho se deslocam. A atividade consistiu na recolha de resíduos (lixo) deixado pelos feirantes, separando devidamente e colocando nos ecopontos respetivos, colaborando assim para a limpeza geral da feira. É importante salientar que desde o início da atividade, cerca das 8 horas e 30 minutos, nos apercebemos que alguns feirantes tinham perto das suas tendas, sacos enormes pretos, onde iam depositando os resíduos produzidos. Cada turma, organizou-se em pequenos grupos que ficaram encarregues de fazer a separação dos resíduos por filas de barracas, durante o decorrer da sua aula. No primeiro tempo da manhã, fomos acompanhados pelas docentes Helena Diegues e Sónia Rodrigues. Refira-se que em alguns casos houve uma grande interação entre feirantes e alunos, pois apenas tínhamos de separar os seus resíduos, previamente colocados nos seus sacos e levá-los ao ecoponto. Apesar da recetividade e troca de impressões sobre o tema, com a maioria dos feirantes e, também, o apoio e louvores tecidos por transeuntes que faziam as suas compras, sentimos alguma relutância por parte de alguns feirantes que nos sugeriram que passássemos no final da feira. Assim fizemos e o que encontramos entristeceu-nos. Todavia, a satisfação por todo o trabalho que desenvolvemos foi muito superior. Em geral, as turmas gostaram de participar na iniciativa e contribuir para um mundo melhor e sustentável, sensibilizando as pessoas para a separação de resíduos, tendo sido, também, para nós próprios um momento de reflexão sobre a nossa conduta, relativamente a esta temática, que neste dia, inevitavelmente, foi abordada nas nossas casas. Na conversa com dois alunos da mesma turma, a feirante, Fernanda Santos, que tinha desde cedo o seu saco pronto para encher de resíduos afirmou: “ separo os resíduos e deviam ser aplicadas coimas, como em alguns países, às pessoas que não o fazem.”
A atividade foi enriquecedora e pensamos que a mensagem transmitida foi bem acolhida por todos, tendo sido os resultados positivos. A colaboração dos feirantes conjuntamente com o nosso trabalho deixou o local da feira muito mais limpo do que é habitual.