No dia 21 de março, no âmbito da disciplina de ciências naturais, as turmas de 8º ano realizaram uma atividade relacionada com os dias Mundial da Floresta e da Água, que se realizam respectivamente a 21 e 22 de março, direcionada para alunos do 1º ciclo, que frequentam a escola Augusto Moreno, com o objectivo de partilhar os seus conhecimentos, reforçar ou sensibilizar os mais novos a modificar pequenos hábitos diários relacionados com a importância e proteção das florestas e da água. Pretendia-se, ainda, que a informação chegasse às suas famílias.
As turmas envolvidas na actividade eram de 1º e 2º ano e foram acompanhadas pelas professoras Maria da Ascensão e Cristina Silva e de 3º e 4º, pelas professoras Fernanda Costa e Clotilde Felício.
A proteção do ambiente e a redução da pegada ecológica são cada vez mais necessárias para um aumento da qualidade de vida, no presente e para as gerações futuras, contribuindo para um desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, como os biológicos que contemplam as florestas e os recursos hídricos, ou seja, a água.
A preparação das diversas atividades decorreu durante a lecionação dos conteúdos programáticos relativos ao tema, pela professora Sónia Rodrigues, na disciplina Ciências Naturais, tendo, também, sido necessário o apoio dos docentes das disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Visual, António Sá e Carlos Vicente, respetivamente, que, prontamente, disponibilizaram algumas das suas aulas e prestaram o apoio necessário. Desta forma, a preparação das diversas atividades foi frutífera pois pudemos adquirir e relembrar conhecimentos sobre esta temática.
Foram realizadas as seguintes atividades – jogo do dado, explicação e demonstração através de um trabalho prático e de maquete da formação das chuvas ácidas e suas consequências para os seres vivos e agricultura; identificação das fases envolvidas no ciclo da água, numa maquete; elaboração de uma árvore com desenhos de mãos, em papel de cenário; interpretação de uma Carta Europeia da Água ilustrada; jogos de correspondência e questionário sobre atividades diárias de consumo de água e medidas de poupança de água e a atividade – “Vamos semear um girassol.” Refira-se que esta foi realizada pelos meninos de 1º ciclo, mas também decorreu no recinto da escola-sede, tendo sido concretizada por alunos de outros ciclos de ensino, acompanhados pelos professores António Sá e Carlos Vicente, e com a colaboração do Sr. Avelino Caluíco, assistente operacional da escola.
No final das atividades foi feita a distribuição de fruta, reforçando a importância das árvores como fonte de alimento e dos fatores de que dependem para o seu crescimento e desenvolvimento, tais como a água, o solo, o ar e a temperatura. Destacou-se, também, a sua importância como reguladoras da qualidade do ar, já que consomem dióxido de carbono para realizar a fotossíntese, regulando a quantidade deste gás na atmosfera, que, em excesso, é considerado um gás com efeito de estufa(GEE) e contribui para o aquecimento global, e, ao mesmo tempo, libertam oxigénio, utilizado pelos seres vivos para a realização da respiração celular, permitindo a obtenção de energia pelos mesmos. Como recordação, foram, ainda, oferecidas flores elaboradas com matérias reutilizados, como tampas de líquidos e cápsulas de café.
Consideramos que a atividade decorreu muito bem, tendo sido bem evidente o envolvimento de todos os alunos e professores, considerando, portanto que os objectivos foram cumpridos. Espera-se, agora, que todos cumpram o seu dever.