A A A

Tirando o nome de um filme de terror arrasado comercialmente e tentando escapar de uma vida de trabalho fabril no Reino Unido através da música, John “Ozzy” Osbourne (no microfone), Tony Iommi (na guitarra), Terence “Geezer” Butler (no baixo) e Bill Ward (na bateria) fundaram em 1968 os Black Sabbath, inicialmente chamados Earth, que viriam a distinguir-se pelo volume extremo, pelos temas negros e demoníacos e pelos riffs pesados que caracterizavam as suas músicas, sendo os pioneiros naquilo que mais tarde viria a ser designado de heavy metal.

O seu segundo álbum “Paranoid” lançado em 1970, antecedido apenas por “Black Sabbath” foi considerado pela revista “Rolling Stone” como um dos mais importantes álbuns de metal de sempre, fazendo este ano meio século de história.

Com letras relacionadas com droga, alucinação, Satanás, a morte, o apocalipse e a guerra, sobretudo do Vietname, destacam-se três músicas: “War Pigs”, “Paranoid” e “Iron Man”. A primeira deveria dar o nome ao álbum, mas por razões monetárias este foi alterado, ficando com o da segunda música. Esta última destacou-se como um dos grandes êxitos da banda, apesar de ter sido escrita à pressa para preencher três minutos vazios do álbum. Outro facto interessante sobre a música é que, na Finlândia, independentemente de quem estiver a tocar, por vezes alguém grita “Soittakaa Paranoid” (“Toca Paranoid”) como piada. Para além de terem criado uma inteira geração de “headbangers”, influenciaram, também, diversas bandas como Metallica, Guns N’ Roses, Iron Maiden e Judas Priest.

A 4 de fevereiro de 2017, os Black Sabbath celebraram o seu último concerto, no entanto sem Bill Ward, na sua cidade natal de Birmingham como parte da tour “The End”.






https://www.blacksabbath.com/history.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Black_Sabbath

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp