A peça de teatro «Duas Pessoas», de Herberto Hélder, chegou ao Teatro Municipal de Bragança no dia 24 de outubro.
Esteve presente durante o decorrer da peça uma audiência variada, onde surgiram diversos comentários encomiásticos. Esta foi produzida pelo Teatro Terra e apresentou duas personagens principais interpretadas por Maria João Luís e Maria Carvalho, acompanhadas pela violinista Bárbara Duarte.
Trata-se de uma peça que conta a história entre uma prostituta e um homem de idade avançada. Durante o decorrer da ação, ouvimos os discursos, em parte lógicos e pessoais, de ambos e o que pensam acerca do outro.
O palco enche-se de diversas questões que bombardeiam o espetador. Ao longo da peça, Maria João Luís capta o público com o seu discurso forte e racional, que faz a plateia refletir sobre as palavras verdadeiras e cruéis, pronunciadas pela personagem. A dúvida que reside em cada um baseia-se na individualidade. A personagem irá questionar a veracidade da existência do ser humano e ponderar sobre o facto de sermos apenas um reflexo do que somos e até dos outros. Surge, então, a perceção de uma humanidade onde o género é dominado pelo ser, onde somos apenas pensados.
Com efeito, o tema base da história é a necessidade de companhia, a pena, e em parte o encontro de uma solidão igual à nossa nos outros. Encontramos uma projeção do que as personagens desejam ser naquela que com ela partilha o palco.
O discurso é acompanhado por troços de melodias de compositores famosos, como Bach. Vão sendo projetadas imagens do velho e da prostituta num meio acolhedor, mas, ao mesmo tempo, sombrio, o que nos permite uma melhor visualização dos laços entre as personagens. Está presente no decorrer da peça a dança, através de trejeitos que mostram a solidão e a desorganização das personagens.
Um dos aspetos mais importantes na peça é o facto de apenas uma das personagens falar, e a troca de casacos marcar a troca de personagens.
Em suma, é uma peça com um turbilhão de emoções; com uma linguagem rica mas leve, sendo uma mistura da representação, da dança e da música.