GNR, grupo novo rock, trouxe ”Afectivamente” ao palco do Tetro Municipal de Bragança, no dia 30 de Abril.
Os membros participantes foram: Rui Reininho, vocalista, Toli Machado, piano, guitarra acústica e acordeão, Jorge Romão, baixo acústico, Ianina Khmelik, violino, Rui Lacerda, bateria e Miguel Amorim, teclas.
Na sala, o público interagiu com a banda, tendo cantado algumas músicas, especialmente a mais conhecida, Dunas.
Durante o espectáculo, Rui Reininho, que afirmou ter origem transmontana, improvisou algumas músicas e contou alguns episódios cómicos, fomentando a boa disposição e a interação com o público. A animação foi contagiante o que levou algumas pessoas da plateia a dançar.
A vasta discografia da banda começou em 1981 com o single “Portugal na CEE”, tendo 1982 lançado o primeiro álbum “Independança”. Em 2011 foi editado o álbum “Voos domésticos” e mais recentemente, no final de 2012, a coletânea “Concentrado”, um best-of do Grupo Novo Rock. Publicada em 1989 pela Assírio e Alvim, “Afetivamente” é o título da única biografia do grupo.
Este espetáculo foi em homenagem a Jorge Lima Barreto, um músico, escritor e importante musicólogo, nascido em vinhais, no distrito de Bragança, que faleceu em Lisboa no dia 9 de Julho de 2011. Lima Barreto criou com Rui Reiniho em 1972, o projecto Anar Band.