A A A

Ano após ano, o Festival da Canção e, consequentemente, a Eurovisão têm motivado muitas críticas, não só pelas músicas interpretadas, como pelo idioma usado, mas também pelo formato dos eventos. A este propósito, a edição deste ano, que sagrou vencedor o grupo “The Black Mamba”, com o tema “Love is on my side”, não é exceção, pelo facto de ser cantada em inglês. Na minha opinião, a controvérsia faz sentido, pois julgo que as canções deveriam ser cantadas na língua oficial de cada país. 

Em primeiro lugar, penso que a cultura de cada nação é um elemento muito relevante na sociedade em geral e, sendo o idioma um dos seus integrantes, é muito importante a sua divulgação. Além disso, através da língua estarão mais percetíveis os traços de caráter, a identidade do país. Assim, falar ou cantar na língua materna é útil para um conhecimento mais profundo da língua e da cultura do país e potencia o turismo nacional. 

De seguida, um dos idiomas mais utilizados atualmente a nível mundial é o inglês. Com efeito, a letra de uma grande quantidade de músicas encontra-se na língua britânica, em virtude de, para algumas mentes, ser mais rica, poderosa e com maior capacidade sonora. No entanto, uma percentagem da população, ainda que num número cada vez menor, não compreende o idioma supramencionado, portanto, é incapaz de perceber e interpretar a mensagem da canção, algo que é essencial, já que a essência de um tema e a capacidade de cada um se apropriar dele passa por essa compreensão.  

Por último, dar a conhecer uma língua é uma questão de orgulho, logo interpretar o idioma materno é um prazer nacional que nunca deve ser esquecido, mas reforçado e exaltado. Além disso, numa época de confluência resultante de um projeto europeu comum e em que os produtos culturais são rapidamente absorvidos por todos os países, com clara preferência para aqueles em que a língua inglesa, sobretudo a variante americana, é usada, é fundamental que cada país defenda aquilo que o distingue e individualiza. A língua é o símbolo máximo de um país e elemento de união de todos 

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp