Na atualidade, as tecnologias têm um grande impacto na nossa vida. Estamos rodeados por elas e servimos-nos das suas funções para realizar múitiplas tarefas. Desta forma, demonstramos uma grande habilidade perante estes aparelhos, que apesar de trazerem muitos benefícios, também têm um grande impacto negativo.
Assim sendo, o mundo digital apresenta, de facto, vantagens e desvantagens, ambas criadas e identificadas pelo ser humano, as quais precisam de ser escolhidas e filtradas pelo mesmo em prol de uma utilização benéfica.
Por um lado, o facto dos jovens terem acesso à internet facilita-lhes a recolha de informação a custos reduzidos. Isto não só torna as tarefas mais simples e produtivas, como também lhes permite estarem a par de acontecimentos atuais, quer através da leitura de jornais, revistas, quer pelas notícias disseminadas pelos seus contactos nas redes sociais, quer ainda pela facilidade de obterem esclarecimentos através de contactos especialistas que possuem nessa enorme comunidade que a internet permite construir.
Além disso, esta evolução da sociedade permitiu que as distâncias parecessem mais curtas, facilitando a comunicação entre as pessoas através, principalmente, dos telemóveis e da internet. Na atualidade, as chamadas que incluem vídeo permitem a ilusão de proximidade face às pessoas que estão distantes, ajudando a manter os laços afetivos que as unem. Do mesmo modo, é possível assistir a “aulas”, “palestras”, “apresentações”, “discussões” que decorrem noutro lugar e as quais perderíamos devido à dificuldade ou impossibilidade de nos deslocarmos para participarmos presencialmente.
Consequentemente, também nos proporciona entretenimento através de variadas formas. É o caso do visionamento de séries e filmes disponibilizados por serviços de “streaming”, em plataformas, como é o exemplo da Netflix, Amazon Prime e HBO, que reduzem a afluência ao cinema, mas ajudam a criar amantes da sétima arte. Também os videojogos, que se tornaram um ponto de encontro entre os jovens, porque ao estarem a jogar também socializam. Finalmente, a aquisição de livros digitais, associados a preços mais baixos, facilita a leitura além de a tornar mais acessível e prática.
Paralelamente, o facto de a tecnologia ser uma área em desenvolvimento, sem fim aparente, possibilita a criação de novos empregos, atraindo bastante o interesse dos mais novos. Também a flexibilidade de espaço se constitui como ponto de forte interesse, já que é uma área que permite que muito do trabalho se realize fora da empresa e até do país onde os escritórios físicos se encontram. Basta observar o aumento crescente de nómadas digitais para concluirmos que o interesse que os empregos nesta área despertam.
Em contrapartida, as tecnologias parecem ser responsáveis pela diminuição da criatividade dos jovens. Estes revelam-se excessivamente dependentes das mesmas, o que acaba por afetá-los tanto fisica como mentalmente. Isto leva, em muitos casos, à falta de comunicação e de atividades sociais entre os adolescentes, o que contribui, de certo modo, para o aumento do número de pessoas obesas devido à falta de atividade física, da dificuldade de integração na sociedade, da solidão e depressão, por exemplo. Além disso, conduz ao vício, uma distração tendencialmente crescente muito visível nos estudos e resultados académicos.
Em suma, verifica-se que as tecnologias apresentam diversos benefícios e defeitos. Recorremos às suas funcionalidades no quotidiano, o que facilita muitas das vezes as nossas atividades, porém, se usada de forma descontrolada, pode prejudicar bastante a nossa saúde física e mentalmente.