A A A

O cartoon “Impressão digital cultural”, de Gio, remete-nos para a importância da leitura e do papel que os livros desempenham na nossa vida.

A imagem retrata, destacadamente, a impressão digital de um dado, formada por um conjunto de livros, de cor preta e branca, dispostos lateralmente, que lhe conferem relevo e uma textura rugosa. Sob a figura, é projetada uma sombra escura, semelhante a uma dedada.
Todo o potencial do cartoon reside na mensagem veiculada que, de forma criativa e habilidosa, induz o observador a refletir acerca dos seus hábitos de leitura, realçando, ao mesmo tempo, a necessidade desta prática na sua formação integral. De facto, para além das nossas experiências de vida, o conhecimento absorvido nos livros acaba por marcar e definir a nossa personalidade, ajudando a construir a “impressão digital” de cada um, visto que nos torna seres únicas, mais completos, livres, atentos ao mundo que nos rodeia e, consequentemente, permite que abandonemos a densa sombra da ignorância.
Por outro lado, este cartoon, de um modo subtil, alerta a população, cada vez mais dependente das novas tecnologias e dos equipamentos tácteis, para não olhar a impressão digital, simplesmente, como um meio do interagir com o ecrã, mas apelando, metaforicamente, para o papel insubstituível que os livros continuam a ter na nossa vida.
É de destacar, também, a capacidade estética evidenciada pela autora que, com traços e cromatografia simples, desenvolveu texturas e contrastes, as quais facilitaram a compreensão da mensagem pretendida.
Concluindo, trata-se de um cartoon de inegável qualidade, pensado criteriosamente, de forma a que, ao observá-lo, nos sintamos seres únicos e não esqueçamos que, só tendo por base os livros e o conhecimento, podemos deixar a nossa “impressão digital” marcada no mundo.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp