Desde sempre que os jovens têm expectativas em relação ao seu futuro, nomeadamente o emprego de sonho, a constituição de família e a compra de património. Perante isto, estão impacientes para descobrir o que o porvir lhes reserva e prontos para enfrentar qualquer adversidade que possa surgir.
Com efeito, considero que um número considerável de jovens quer ter acesso a um ensino de qualidade que permita competir no mercado de trabalho, estando a maioria ansiosa para ter sucesso nas suas carreiras. De facto, acreditam que, com esforço e dedicação, podem atingir qualquer meta previamente estabelecida. Atente-se, por exemplo, em Bethany Hamilton. Esta surfista americana perdeu o seu braço esquerdo num ataque de tubarão, quando tinha treze anos, mas isso não a impediu de continuar o sonho de surfar profissionalmente. Tornou-se uma fonte de inspiração para indivíduos de todas as idades, através da escrita de livros e como oradora de palestras motivacionais sobre a superação de obstáculos, perseverança e resiliência em períodos de infelicidade.
Além disso, a faixa etária em questão também está preocupada com questões sociais e ambientais. Estas individualidades pretendem viver num mundo melhor e estão dispostas a trabalhar para isso e interessadas em questões como as alterações climáticas e a desigualdade social. Neste campo, destacam-se Greta Thumberg e Ryan Hreljac. Assim, aos quinze anos, a ativista sueca começou a faltar às aulas para protestar contra a falta de ação do governo em relação às mudanças climáticas. Neste sentido, iniciou uma greve escolar que inspirou uma série de manifestações globais lideradas por jovens em todo o mundo. Também, o canadiense, aos seis anos, constatou que muitas pessoas nos países em desenvolvimento não têm acesso a água potável. Perante isto, decidiu angariar dinheiro para construir poços de água no Uganda e, a partir daí, a sua Fundação já ajudou a construir mais de mil poços a nível mundial.
Concluindo, os jovens têm grandes expectativas em relação ao futuro, mas também enfrentam muitos desafios. Eles estão dispostos a dar tudo de si mesmos, superando a sua condição humana, para alcançar os seus objetivos e fazer a diferença no globo.