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Pela Páscoa, as princesas imperiais russas usavam vestidos de imaculada brancura e não se lambuzavam com ovos de chocolate.
Nesta festa, quando queriam jogar à tradicional caça aos ovos da Páscoa, tinham direito a verdadeiros tesouros das mil e uma noites.

Esses ovos eram fabricados em ouro e pedras preciosas e elaborados com excecional imaginação e mestria dos mais célebres joalheiros, que trabalhavam para as contas europeias.
Falamos dos Fabergé que, na passagem do século XIX para o século XX, trabalharam, afincadamente, para superar as expetativas dos mais pertinazes, para deleite da minoria dos plebeus, que se podiam dar ao luxo de colecionar as ostentosas produções, saídas da casa Fabergé.
Foi no último quartel do século XIX, no Hermitage em São Petersburgo, que tudo se iniciou.
Assim, o primogénito Peter Carl Fabergé, de origem franco-dinamarquesa, oriundo da dita família de joalheiros, estudou arte em Frankfurt, mas não se sentia realizado, nem satisfeito…
Já de regresso à casa paterna, passava horas a fio, no Hermitage, a estudar raras e magníficas peças de joalharia pertencentes ao espólio da dinastia Ramanov.
Esta chegara ao trono do imenso império russo, no século XVII.
Adianto que os primeiros resultados dessas exaustivas horas de observação, materializadas em sumptuosas peças de joalharia, foram apresentadas, publicamente, na Exibição Pan-Russa, no ano de 1882.
Lembro que as peças elaboradas pelos Fabergé fizeram o encantamento do Czar Alexandre III, atribuindo-lhe este o exclusivo de Fornecedores da Casa Imperial.
Desta forma, começava uma longa relação, que só acabaria em 1917, na altura da Revolução Socialista Soviética, com a execução da família real.
Na Páscoa de 1885, quando Alexandre III ofertou um especial presente à sua mulher, a Czarina Maria, para assinalar, cortesmente, o vigésimo aniversário do matrimónio, nasceu o primeiro ovo Fabergé.
Perante tal desafio, os Fabergé recriaram um ovo bem diferente…
Dando azo à imaginação, pegaram na melhor tradição das populares matrioskas, dentro colocaram uma gema em ouro, contendo esta uma galinha, que, por sua vez, trazia uma coroa de diamantes em miniatura e um minúsculo ovo cravejado de rubis.
A Czarina Maria ficou estupefacta, com este presente, e o Czar Alexandre III passou a renovar, anualmente, a dádiva, aquando da Páscoa, considerada a festividade maior da Igreja Ortodoxa.
Sob duas cláusulas importantíssimas, celebrava-se um contrato multimilionário com a casa Fabergé: cada ovo deveria ser único e original e teria de conter uma enigmática surpresa, capaz de deleitar sua Majestade Imperial.
Em 1894, morre Alexandre III, mas o filho Nicolau II, último czar russo, seguiu os passos do pai, tanto na vertente política como na vida familiar.
O Czar Nicolau II era um marido devotíssimo. Casara com a alemã Alexandra de Hesse e manteve o contrato com o joalheiro Fabergé, com as condições impostas pelo pai.
Com o decorrer dos anos, à medida que a situação sociopolítica da Rússia ficava mais degradada, os Fabergé foram produzindo ovos da Páscoa, cada vez mais esplendorosos e deslumbrantes.
Destaco o Ovo da Coroação, datado de 1897, cujo interior revelava uma carruagem em ouro que, numa muito pequena escala, reconstituía aquela onde Nicolau II fora transportado para a sua cerimónia de investidura.
Seguiram-se muito outros ovos, como O Ovo do Cuco (1897), mas sem sombra de dívida que os preferidos da czarina foram aqueles cujas surpresas eram as fotografias do marido e filhos.
Destes, o predileto da czarina foi o soberbo e lindíssimo Ovo Lírios do Vale (1898), tendo sido executado em Estilo Art Nouveau, com a superfície dourada, coberta por pérolas e esmalte rosa-pálido, coroado com fotografias do Czar e das princesas Olga e Tatiana, as filhas mais velhas do casal.
Obviamente que a estreita ligação da Casa Fabergé aos Ramanov poderá tê-los enriquecido, mas esta colaboração não era exclusiva.
Nesses anos em que trabalhavam para deleite da realeza russa, na carteira de clientes figurava o maior proprietário de minas da Sibéria e ainda o rei da Suécia.
No que concerne aos anos que antecederam a Revolução Russa de 1917 (outubro), antes da chegada de Lenine ao poder, a casa Fabergé empregava mais de 500 pessoas e tinha sucursais em Moscovo, Odessa, Kiev e Londres.
Entre 1882 e 1917, calcula-se que esta empresa tenha produzido cerca de 150 mil peças, com dimensões e surpresas variadas para todos os gostos.
Contudo, este conto de fadas acabou, drasticamente, quando o curso da História Contemporânea se abalou sem dó, implacável e sem piedade, sobre tudo o que a família Romanov simbolizava.
Com a vitória dos bolcheviques (outubro de 1917), a empresa foi nacionalizada, a família Fabergé abandonou o país e rumou para a Suíça.
Na alucinante viragem dos acontecimentos, muitas dessas raríssimas preciosidades, por eles executadas, desapareceram “enroladas” na nacionalização e coletivização dos meios de produção e com a ditadura do proletariado.
Hoje, os ovos com a griffe Fabergé atingem verbas incalculáveis, nos mercados internacionais de arte, colocando-os apenas ao alcance de um grupo muito restrito de mortais.

 

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