A A A

O tão famoso reality-show conhecido como Big Brother teve início no ano de 2000, em Portugal. É um programa de televisão, no qual um grupo de pessoas, normalmente quinze, se junta numa casa, sendo esta vigiada vinte e quatro horas por dia. Os participantes não podem ter qualquer contacto com o exterior. O seu principal objetivo é permanecer na casa até ao último dia do programa, no qual a audiência tem que escolher a sua pessoa favorita. Todas as semanas, existe uma ronda em que uma pessoa da casa é eliminada, deixando, consequentemente, a casa. No final do programa, o prémio é entregue ao vencedor. 

Muitas pessoas desejam entrar num programa como este, mas quais serão as suas motivações? Ao contrário dos tempos passados, os ideias de hoje são outras. Num mundo tão moderno e tecnológico como hoje, num tempo em que ser bem-parecido nas redes sociais é o mais importante, as pessoas querem a fama, o dinheiro e os tão necessários seguidores no Instagram que ,claramente, irão mudar a sua vida. Estes são os principais motivos pelos quais as pessoas entregam a folha de inscrição no programa tão perseguido.  

E que consequências traz esta participação? A falta de liberdade é algo indiscutível, a pessoa é vigiada durante todo o dia, sendo criticada pelas suas palavras e pela sua aparência. Os indivíduos que participam em tal programa entram num ciclo vicioso para o bem do sucesso do programa e para darem algum entusiasmo e divertimento aos seus espetadores. Tal situação pode ser comparada com um jardim zoológico, no qual as pessoas do programa podem ser comparadas a animais, sendo expostas perante todo o país e tratadas como tal. Enquanto isso, a audiência diverte-se com o isolamento dos participantes, ganhando prazer em ver os dramas que se desenrolam. Talvez por isso o programa foi tão bem sucedido, pois existiam discussões, amores a florir e o tão necessário drama, obrigando o espetador a ficar colado o ecrã. Tais situações referidas prendem a atenção das pessoas que gostam de ver dramas “reais” e quotidianos em direto. 

O nome do programa “Big Brother” foi inspirado pelo livro de George Orwell, chamado “1984”, embora o livro tenha sido publicado em 1949, estando presentes críticas aos Estados Totalitários. Este livro conta a história de Winston Smith, um homem que trabalha para o governo, sendo que o Estado impõe um regime autoritário perante a sociedade. Tal como o reality-show “Big Brother”, a sociedade é vigiada pelo tão temido “Grande Irmão”. Existem microfones e câmaras nas casas de todas as pessoas, nos espaços públicos, literalmente, em todo o lugar,  deste modo a população tem que aceitar e defender o regime, pois qualquer palavra de oposição significaria eliminar o indivíduo o mais rapidamente possível. Winston começa a questionar o funcionamento do Estado e a tentar encontrar pessoas que pensem como ele, sendo estas difíceis de encontrar. Assim, também no  reality-show os protagonistas se encontram enjaulados, distantes das pessoas e presos, embora se tenham oferecido para “esse sacrifício” e se revelem inconscientes das verdadeiras implicações do caminho que escolheram para o sucesso.

 

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp