Atualmente, tal como já acontecia há muitos anos atrás, desde que o ser humano criou a linguagem numérica e começou a desenvolver o seu estudo, de diversas formas, a matemática e o seu desenvolvimento têm-se revelado indispensáveis no quotidiano do homem, ajudando-o a resolver e a simplificar inúmeros problemas complexos.
Segundo uma reportagem publicada no Jornal de Notícias, em média, uma pessoa utiliza e recorre, cerca de duas vezes por dia, a processos matemáticos, para tentar encontrar uma solução para os seus problemas diários. A jardinagem é uma atividade em que se denota, quase sempre, a presença da matemática para calcular áreas, perímetros ou volumes de canteiros.
Todas as sociedades e comunidades que habitam o planeta, desde aquelas mais pobres e menos desenvolvidas, até às mais ricas e bastante desenvolvidas, têm a sua própria linguagem numérica, pois o estudo da matemática e o conhecimento dos números tornou-se fundamental. No continente africano, muitos governos de países mais pobres têm pedido auxílio ao nível da educação, recrutando professores voluntários que se comprometem a ensinar as crianças, principalmente ao nível da matemática e dos números.
Desde que comecei a aprender matemática e a conhecer a sua lógica, a minha vida facilitou-se bastante ao nível da resolução de problemas que me surgem diariamente. Através do conhecimento que adquiri sobre probabilidades e combinatória, consegui racionalizar as minhas apostas em “jogos de sorte” e aumentar as minhas probabilidades de os conseguir vencer.
Em suma, o estudo da matemática é algo vital para o homem, pois auxilia-o em inúmeras situações que, à partida, não teriam resolução.