A problemática da leitura tem sido, ao longo das últimas décadas, um verdadeiro quebra-cabeças, sobretudo para os professores de Português, na tentativa de encontrar estratégias suscetíveis de cativar e incentivar os alunos para a leitura. Neste sentido, decorreu, no passado dia vinte e quatro de abril, a atividade “Somos livros”, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Línguas, em articulação com o Museu Abade de Baçal.
A iniciativa, coordenada pela professora Luísa Lopes, teve como objetivo a partilha de leituras, memórias vivenciadas e experienciadas, nesta época da História de Portugal, sob a temática aglutinadora da Comemoração dos 50 anos do 25 de abril.
Sendo uma atividade aberta à comunidade, contou com a presença de docentes de outros agrupamentos e entidades municipais e, durante mais de duas horas, num ambiente imbuído de “liberdade, união e solidariedade”, todos se deliciaram com a expressividade que estes exímios leitores transmitiram, transportando-nos para uma época tão marcante e que, para sempre, ficará gravada na memória de todos nós.
Concluindo, são atividades como estas que nos enchem a alma e o espírito, que nos compensam das vicissitudes do dia a dia, tocando-nos emocionalmente e transportando-nos, imaginariamente, para os momentos e espaços de cada história partilhada.