No dia 9 de dezembro, por volta das 19 horas e trinta minutos, 3698 pessoas juntaram-se na Praça do Município, em Bragança para construir a maior árvore humana iluminada do mundo.
Eram necessários mais de 2946 participantes, mas o número foi superado e o objetivo atingido. Agora o recorde deverá ser inscrito no livro dos recordes do Guiness. A cada uma das pessoas foi entregue uma lanterna LED de uma cor diferente e todas juntas desenharam um pinheiro. E nem o frio que se fez sentir afastou os brigantinos que quiseram fazer parte deste momento.
Muitos dos professores e alunos do nosso Agrupamento responderam ao convite colocado no Facebook e decidiram participar porque, “é a maior árvore do mundo e também queremos pertencer e ajudar Bragança a entrar no Guiness”. Todos acharam que foi, uma iniciativa engraçada, produtiva e, por isso, boa para a cidade.
A tentativa de bater o recorde foi acompanhada por um notário que verificou o cumprimento das normas exigidas e o processo segue agora para o Guiness World Record, que vai proceder à certificação, depois de receber a documentação comprovativa.
Esta foi uma das iniciativas incluídas no programa da “Terra Natal e de Sonhos”, que decorreu na cidade de Bragança até 6 de janeiro.