A União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo propôs à área disciplinar de História a realização de um evento evocativo da I Guerra Mundial. Esta proposta revelou-se irrecusável, pois era a possibilidade de proporcionar aos alunos do Agrupamento, nomeadamente aos do 9.º ano, uma aula de história diferente, uma história viva.
O local escolhido para o evento não poderia ter sido mais adequado: o Museu Militar, no castelo da cidade, com toda a sua riqueza histórica, nomeadamente a sua sala dedicada à I Guerra Mundial. Aí, os alunos contaram com a presença de três elementos, devidamente fardados e equipados, que realizaram sessões (com a duração de 30 minutos) explicativas e demonstrativas do contexto histórico, equipamento, exercícios e vida na frente de combate do Corpo Expedicionário Português na Flandres.
Em termos de conteúdos, foram abordados a componente militar (apresentação de objetos e equipamentos); a contextualização com os objetos expostos na sala da Grande Guerra do Museu Militar; a temática da medicina de campanha; o papel da Bragança no preenchimento dos quadros que estiveram na frente de combate da I Guerra Mundial.
O dia 1 de dezembro revelou-se, para os alunos que participaram, um dia diferente e, para alguns, com experiências únicas. Desde logo, a viagem para o castelo feita no “comboio” da cidade. A entrada no Museu Militar e a visita aos testemunhos da nossas história aí presentes e, finalmente, o contacto com enfermeiras, pilotos aviadores e médicos da I Guerra Mundial que mostraram os equipamentos, as armas e os medicamentos utilizados nesta época da história humana. Uma época e um dia… para recordar!