De 6 de dezembro a 6 de janeiro de 2015, a cidade de Bragança transformou-se numa autêntica vila do Pai Natal.
O projeto Bragança, Terra Natal e de sonhos, promovido pelo Município de Bragança, União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, NERBA (Núcleo Empresarial de Bragança) e ACISB (Associação Comercial, Indústria e serviços de Bragança), teve como objetivo dar vida à cidade e aos moradores, bem como favorecer a atividade económica e o turismo.
A principal atração deste mês festivo foi a pista de gelo, localizada na Praça Camões, que divertiu quase 13000 pessoas. A entrada na pista era de um euro e revertia a favor dos Bombeiros Voluntários de Bragança, que sempre estiveram presentes no recinto a vender bilhetes, fornecer patins do gelo e aparar quedas.
Vamos promover iniciativas de solidariedade, porque o Natal é época de partilha, momentos culturais, como concertos e horas de contos, passeios de Pais Natais a pé e de bicicleta e continuaremos, claro, com a Pista de Gelo, que atraiu, só no primeiro dia, centenas de pessoas. Em simultâneo, contribuímos para a dinamização do comércio tradicional e para a revitalização de todo o centro Histórico- explicou o Presidente da Câmara, Hernâni Dias
No mesmo dia de abertura da pista, também as iluminações, em maior número que que em 2013, e a música desta época, foram instaladas, por toda a cidade.
O presépio em tamanho real montado na Praça Professor Cavaleiro Ferreira Contribuiu também para o ar natalício da cidade.
Nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, à semelhança do que aconteceu nos passados meses de junho, julho e setembro, a Banca na Praça deu vida ao centro, onde os brigantinos e turistas, principalmente espanhóis, puderam comprar presentes e doces típicos do Natal e gastronomia regional.
No dia 10 de dezembro, alunos do Instituto Politécnico de Bragança- IPB- vestiram-se de Pai Natal e desfilaram por toda a cidade. O que teria tudo para ser um desfile agradável, acabou por se tornou inconveniente, pois, quando chegaram junto da pista de gelo, grande parte dos jovens encontrava-se alcoolizada, o que constitui um risco tanto para eles como para as pessoas que de divertiam a patinar.
No dia 21 de dezembro, o Pai Natal chegou à Terra Natal, onde fez as delícias dos mais pequenos que não perderam tempo a tirar fotografias no colo do homem das barbas brancas.
A opinião de muitos dos moradores de Bragança com os quais o Outra Presença falou foi que esta foi uma excelente iniciativa e que ao mesmo tempo que divertiu as pessoas, ajudou a promover a economia e a cultura da cidade.