No dia 14 de setembro, o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, representado pela professora Luísa Diz Lopes, três professoras do Clube de Jornalismo e uma aluna, foi convidado a assistir à apresentação da plataforma TRUE, que está ainda numa fase de experimentação e que permite a criação de um jornal escolar digital. Esta iniciativa foi promovida pelo Jornal “PÚBLICO”, em parceria com a empresa de tecnologias MOG e a Universidade de Aveiro, tendo decorrido na cidade do Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Na mesa redonda da conferência participaram algumas professoras e alunos de vários Agrupamentos, que apresentaram os seus pontos de vista sobre o tema “O jornalismo escolar hoje”. No decorrer do evento, que foi moderado por Bárbara Simões (do Jornal “Público”), a professora Luísa Lopes fez uma importante referência à história e à evolução do Jornal “Outra Presença”, ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, recordando, sobretudo, episódios que evidenciavam a relevância dos clubes de jornalismos enquanto produtores de jornais escolares e laboratórios de cidadãos críticos, informados e mais proficientes nas diversas vertentes da comunicação e dos ambientes digitais. A intervenção dos alunos presentes confirmou esta relevância, sobretudo a de Ari Ferreira, aluno da Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, que considera fundamental que os alunos mostrem outra face deste estabelecimento, desconstruindo a imagem negativa que tantas vezes a comunicação exterior lhe dá.
A sessão foi iniciada pelo diretor do Público e terminou com a intervenção de Rui Zink, que abordou as vicissitudes da escrita e a necessidade de aprender a lidar com os fracassos e a celebrar sucessos. “Um jornal deve ser usado não só para reportar, mas para errar”, no sentido de experimentar, “não tendo medo de cair”, disse o escritor, recordando um poema de Luísa Neto Jorge, “O poema ensina a cair”.
No final, todos concordaram que o jornal escolar é um acelerador da autonomia e do sentido crítico, independentemente da idade e da experiência de cada um.