... de uma Escola Solidária e construtora de pontes para o Bem Comum
Campanhas de Solidariedade (Construir um nós Solidário)
Durante os meses de Novembro e Dezembro de 2022, os alunos da Escola Augusto Moreno foram convidados a aderir à Campanha Solidária “Valoriza-te por nós!”. Esta campanha consistiu na aquisição de uma pulseira alusiva a um Valor Moral, revertendo os fundos para a constituição de cabazes a entregar a famílias de alunos da própria escola. A dinâmica construída em prol da campanha permitiu aos alunos eleger um ou mais valores morais, conhecer e aprofundar o seu significado, e tomar consciência da possibilidade de, em conjunto, construir um “nós solidário”.Campanhas de Solidariedade (Parceria com a Cáritas Diocesana)
Ao longo do ano de 2022-2023, os alunos do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, concretizaram, a partir da Disciplina de EMRC, diversas campanhas de Solidariedade:
Recolhas de alimentos e roupas e angariação de fundos para a Cáritas Diocesana:
1)Através da Campanha Natal Solidário, as turmas do 6.ºano da Escola Augusto Moreno, mobilizaram todas as turmas do 1.ºciclo para angariação de roupas e alimentos com o intuito de fazer chegar esses bens às pessoas mais necessitadas. Os bens recolhidos foram, posteriormente, entregues pelos próprios alunos à Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, que os fará chegar às respetivas pessoas e famílias.
2)Campanha de ajuda medicamentosa, dinamizada pelas turmas do 9.ºano e alunos do 12.ºano de EMRC. Este projeto transportou consigo uma lição muito peculiar acerca do significado da palavra Dignidade Humana, aliada ao desenvolvimento humano global, integral e sustentável (conseguido no envolvimento de todos e nas sinergias criadas), assim como na união de esforços em prol do Bem Comum. “Erradicar a Pobreza”, “Reduzir as Desigualdades”, promover “Saúde de Qualidade” e construir pontes e “Parcerias para alcançar os objetivos globais”, serão metas que só juntos poderemos alcançar. A palavra queniana “Harambee” (Caminhamos na mesma direção!), assim como a expressão “Juntos Cuidamos” concretizam o desafio de desenhar um mundo mais fraterno e mais justo, tal como é o apelo do Papa Francisco e o modo como se espelha a ação da Cáritas Diocesana. O contributo recolhido e doado por tantas pessoas anónimas foi a “gota” de Amor que tornará o “Oceano” maior.
3)Enquadrado na celebração do “Dia Mundial da Terra” (22 de Abril), o desafio de doar alimentos em troca da t-shirt “Loving the Planet” mobilizou mais de uma centena e meia de alunos do quinto e sexto anos, da escola Augusto Moreno. Esses alimentos destinam-se, uma vez mais, a mitigar as situações de carência alimentar e a fazer face ao agravamento das condições de vida de muitas famílias. Em correspondência com os objetivos globais da ONU (ODS), esta iniciativa vem dar resposta a alguns dos sete propósitos do Cuidado da Casa Comum (OLS), sugeridos pelo Papa Francisco na Carta “Laudato Si” – ouvir o grito da terra, ouvir o grito dos pobres e trabalhar em comunidade em prol da justiça e do bem comum.
Projeto Cáritas na Escola
No dia 22 de Março, uma equipa da Caritas Nacional deslocou-se a Bragança a fim de concretizar, pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Cáritas na Escola. A intervenção abarcou as turmas MO9 e MO10, do 4.ºano, da Escola Augusto Moreno, assim como a turma C do 9.ºano e a turma de EMRC do 10.ºano. Embora distintas, essas propostas de intervenção centraram-se no objetivo de dar a conhecer o trabalho da Cáritas na sua missão de unir as pessoas na construção de uma só família humana, realçando o esforço de todos na luta contra a fome e na promoção da paz e da justiça. Os alunos foram desafiados a refletir sobre a realidade, a partir de dinâmicas interativas, a expressar propostas e a desenhar soluções.