A A A

Numa parceria entre o projeto UNESCO e o projeto do Plano Nacional de Cinema (PNC) comemorou-se a 8 de março o Dia Internacional da Mulher.

A UNESCO acredita que todas as formas de discriminação com base no género são violações dos direitos humanos, bem como uma barreira significativa para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O Dia da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março e é uma celebração mundial da conquista dos direitos das mulheres e da luta pela igualdade de género. Essa data tem origem histórica e remonta ao início do século XX, quando as mulheres começaram a se organizar e reivindicar melhores condições de trabalho e direitos civis.
Todos os anos são promovidas atividades que visam sensibilizar e consciencializar a população sobre a importância da igualdade de género e do empoderamento feminino.
No dia 8 de março realizaram-se atividades no Agrupamento de Escolas Abade Baçal, nomeadamente na escola sede, que decorreram no auditório da escola para comemorar a efeméride.
A primeira palestra foi conduzida pela Dra. Cláudia Martins, do Instituto Politécnico de Bragança, que apresentou o papel das mulheres em diversas áreas e em todos os âmbitos da vida ao longo do tempo.
Durante o intervalo foi ainda projetado um documentário alusivo ao tema intitulado “Sophia de Mello Breyner”.
A segunda parte foi apresentada pela Dra. Benilde Moreira, do Instituto Politécnico de Bragança, licenciada em Direito e doutorada em Estudos Interdisciplinares de Género e pela Dra. Sofia Bergano, doutorada em Ciências da Educação e Especialista reconhecida pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).
A atividade teve a participação dos alunos do 3º ciclo e secundário, que para além de assistirem, também realizaram uma exposição biográfica de figuras femininas que ao longo da história influenciaram e tiveram uma participação ativa na nossa sociedade.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp