No dia quatro de junho, uma comitiva da qual figuravam dois alunos, Tiago Vaz, do 10.ºB, e Beatriz Alves, do 12.º A, da Escola Secundária Abade de Baçal, deslocou-se à sala de eventos do Inatel, Costa da Caparica, em Almada com intuito de participar na fase nacional da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares; a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; o Camões Instituto da Cooperação e da Língua; a Direção de Serviços de Ensino e de Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a RTP. Nesta 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, a Câmara Municipal de Almada foi o parceiro na organização da grande final. O Concurso contou também com o apoio da Bertrand Livreiros, a livraria mais antiga do mundo que, à semelhança de anos anteriores, ofereceu prémios aos finalistas.
No entanto, para atingir a grande final foi necessário ultrapassar várias etapas.
Em primeiro lugar, a fase escolar que decorreu na biblioteca da Escola Secundária Abade de Baçal no dia 19 de janeiro, a qual consistiu numa prova escrita. Para esta os alunos do nível de escolaridade mais avançado leram a obra “A rapariga que roubava livros” de Markus Zusak.
De seguida, no dia dois de março decorreu a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, com a participação dos vencedores da Fase Escolar dos Agrupamentos do concelho brigantino. Esta sessão foi organizada pelo Município de Bragança, numa iniciativa do Plano Nacional de Leitura.
Nesta fase, cada participante teve de ler previamente um livro: no primeiro ciclo, “Noa” de Susana Cardoso Ferreira; no segundo, “A caixa de gratidão” de Margarida Fonseca Santos; no terceiro, “O alienista” de Machado de Assis; e no ensino secundário, “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago”. Este segmento consistiu numa prova escrita durante a manhã e numa componente oral no período vespertino.
Consequentemente, em cada nível de ensino foram apurados quatro vencedores, os quais representaram o Concelho de Bragança na Fase Intermunicipal da CIM Terras de Trás-os-Montes no mini-auditório de Miranda do Douro no dia 22 de abril, destacando-se, do Agrupamento de escolas Abade de Baçal, Maria Cortinhas e Juliana Fernandes, no 2.º ciclo, e Tiago Vaz e Beatriz Alves, no ensino secundário.
Posteriormente, para a realização da fase Intermunicipal, os livros escolhidos foram: “Bicicleta à chuva” de Margarida Fonseca Santos, no primeiro ciclo, “Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos” de José Luís Peixoto, no segundo ciclo, “Os sonhadores” de António Mota, no terceiro ciclo, e “O vício dos livros” de Afonso Cruz, no ensino secundário. A nível do ensino secundário, foram apurados os alunos Beatriz Alves e Tiago Vaz.
Por último, decorreu a fase nacional, separada em três partes, a saber: prova escrita de pré-seleção online, no dia 10 de maio, a gravação de um vídeo, no qual os participantes recomendaram o livro favorito, no período de 10 a 16 de maio e, por último, a prova final de palco, incluída na gala da grande final em Almada, no dia 4 de junho.
Concluindo, este é um concurso que tem como objetivo estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Simultaneamente, a participação dos alunos nestas iniciativas é sempre relevante e importante.