No dia 24 de novembro, decorreu, no auditório do Público em Lisboa, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares 2020-21, no âmbito do projeto Público na Escola, no qual o jornal Outra Presença foi laureado com o primeiro prémio de melhor jornal de agrupamento. Assim, o grupo composto pela aluna Carolina Teixeira, a professora coordenadora, Luísa Diz Lopes, e a diretora do Agrupamento, Teresa Sá Pires, deslocaram-se à doca de Alcântara Norte, mais precisamente ao Edifício Diogo Cão para participarem no evento.
A cerimónia começou com um vídeo composto por imagens relativas ao projeto PÚBLICO na Escola, nomeadamente excertos das emissões da iniciativa “Põe a tua escola no mapa”. De seguida, iniciaram-se os discursos de personalidades. Em primeiro lugar, esteve Manuel Carvalho, diretor do jornal Público, que agradeceu o papel dos alunos e dos professores, além do apoio do Ministério da Educação e da EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo.
Subsequentemente, Manuel Pinto, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e codiretor do MILobs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia, apresentou a importância dos jornais escolares em dez pontos, nomeadamente, o jornal ser uma realidade centenária, aludindo a Renée, com o seu dito “escrevemos para comunicar”, praticar e celebrar a liberdade de expressão, recordando a censura, ser uma tribuna dos direitos dos mais novos, conferir o protagonismo aos alunos, constituir um laboratório e escola de cidadania e um espaço de inovação e inclusão. Além desta análise, deixou algumas perguntas para reflexão do auditório, destacando-se a importância da decisão entre jornais de escola ou de agrupamento, se um jornal deve ser centrado nos alunos, nos professores ou na comunidade educativa, se deve ser mais arquivo ou mais atualidade, se será oportuno controlar o que é publicado ou será preferível arriscar e aprender com os ensaios e erros, ou ainda como se deve preservar a memória dos jornais escolares.
Seguidamente, subiram ao palco as coordenadoras do PÚBLICO na Escola. Bárbara Simões agradeceu principalmente aos indivíduos que se encontram por detrás da elaboração dos jornais, os invisíveis, mostrou ainda a satisfação pelo grande número de novas publicações pelo que trazem, dando como paradigmas de composições veteranas, o “Outra Presença” e o “Mar da Palha”. Terminou solicitando um maior número de notícias, mais rua, mais vozes de toda a comunidade, principalmente, mais reportagem. Por último, Luísa Gonçalves referiu a diversidade de formas em que os jornais se apresentaram, além do facto de as disciplinas mais envolvidas neste tipo de projetos serem Português, Tecnologias de informação e comunicação (TIC), Cidadania e os cursos profissionais. Destacou, ainda, a importância do papel das bibliotecas escolares e apresentou a nova edição, bem como os parâmetros e características no âmbito do concurso em questão.
Dando seguimento ao programa, a entrega dos prémios, tendo sido laureados o “Outra Presença” do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, Bragança, e o “EçaNews” do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa, com o primeiro e segundo prémios, respetivamente, do Melhor Jornal de Agrupamento; o “Poeta” (Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende) e “NewsPoeta” (Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portimão) na Categoria B de Melhor Jornal de Escola. No que concerne aos prémios especiais, apareceram “O riscado” do Agrupamento de Escolas de Airães, Felgueiras, com o prémio Incentivo, entregue pela primeira vez, o prémio Melhor Trabalho de Ciência à revista “BioHeitor” da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã. Além do jornal “Mar da Palha”, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada com o Prémio Melhor Reportagem, e “Ponto” da Escola Secundária José Saramago, Mafra, com o melhor design gráfico. Deste segmento, destaca-se a intervenção dos alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, jornal “Mar da Palha”, pela sua intervenção entusiasta, original e motivante, os quais destacaram a importância e benefícios da participação neste tipo de projetos.
Em último lugar, discursaram Marina Mendes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Daniel Carvalho, Secretário-Geral da EDULOG, Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, e, para terminar, Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação.
Concluindo, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares 2020-21 laureou mais uma vez o nosso “Outra Presença” com o primeiro prémio de Melhor Jornal de Agrupamento, somando mais uma às inúmeras distinções que recebeu ao longo da sua existência.